Profile picture
, 24 tweets, 6 min read Read on Twitter
NO AR. No Twitter, 54% das ações celebradas por Bolsonaro são herança de governos anteriores. aosfatos.org/noticias/no-tw…
Dos 68 anúncios de ações do governo federal publicados no Twitter pelo presidente Jair Bolsonaro entre janeiro e a última sexta-feira (29), a maioria (54% ou 37 tweets) diz respeito a medidas iniciadas ou até mesmo concluídas por seus antecessores.
Isso quer dizer que, da agenda positiva propagada por Bolsonaro nesta rede social, quase 3 de cada 5 anúncios remetiam a iniciativas encampadas primeiro em governos passados.
Os 46% restantes (31 publicações) correspondem, de fato, a medidas nascidas no atual governo. Porém, o impacto destas é menor, já que a maioria ainda não saiu do papel, como a reforma da Previdência, que depende de aprovação no Congresso.
Ao abordar, em seis tweets, as obras na BR-163, rodovia entre Mato Grosso e Pará, o presidente não disse que o asfaltamento da via pelos militares começou há mais de um ano, ainda no governo de Michel Temer (MDB). Até outubro, 92% da via já havia sido asfaltada, segundo o Dnit.
Outros três trechos de rodovias concluídas ou encaminhadas por Temer, mas inauguradas na gestão atual, também foram celebradas por Bolsonaro como feitos do seu governo.

É o caso da duplicação da BR-101 em Alagoas, que foi retomada, licitada e praticamente concluída por Temer.
Os 34 km inaugurados em fevereiro pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas fazem parte de um trecho de 42 km (lote 5) dos 248,5 km de extensão total da BR-101 em Alagoas. A obra ainda integra um projeto maior de duplicação da BR-101 no Nordeste, previsto no PAC.
As obras de duplicação da BR-101 em Alagoas começaram ainda no governo Dilma, mas foram paralisadas em dezembro de 2012, após abandono das construtoras. Em 2016, o governo Temer licitou os serviços remanescentes e a duplicação foi retomada em 2017.
Na BR-235, entre Bahia e Pernambuco, as obras começaram em 2014, sob Dilma, foram paralisadas em 2016 e retomadas no ano seguinte, com Temer. Em outubro de 2018, faltavam asfaltar apenas 500 m, segundo o Dnit.
Bolsonaro atribui ainda ao seu governo a duplicação do Contorno de Iconha, trecho da BR-101, no sul do Espírito Santo. A obra, no entanto, também foi retomada e concluída no governo Temer. Apenas 13% foi realizado pelo governo atual.
O presidente também cita o repasse de R$ 82 milhões para a Adutora do Agreste, obra da transposição do Rio São Francisco. A verba, no entanto, já havia sido acordado no governo Temer.
O leilão dos 12 aeroportos comemorado no Twitter de Bolsonaro teve seus estudos iniciados em maio de 2018 e o edital lançado em outubro do ano passado, ainda com Temer.
Já o leilão de concessão de trecho da ferrovia Norte-Sul, festejado por Bolsonaro em quatro tweets, teve seus primeiros estudos iniciados em junho de 2017 e o edital foi publicado em novembro de 2018, ainda no governo Temer.
No edital, já havia a previsão de que o leilão da ferrovia seria realizado no primeiro trimestre desse ano. Veja mais detalhes: aosfatos.org/noticias/no-tw…
A concessão de portos aparece em sete publicações no Twitter do presidente. Todos os leilões anunciados por Bolsonaro tiveram estudos concluídos e editais publicados no governo Temer: no Pará, na Paraíba e no Espírito Santo.
Bolsonaro também comemorou, em discurso, o aumento da concorrência no leilão de linhas de transmissão e mencionou as concessões no Twitter como um dos feitos do seu governo. Porém, o leilão foi realizado em dezembro de 2018 pelo governo Temer.
Anunciada pelo presidente como uma inovação, a Secretaria de Alfabetização já existiu no MEC nesse formato até o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Isso não é mencionado por Bolsonaro no tweet.
A abertura da "caixa-preta" do BNDES é outra novidade não tão nova assim entre os anúncios de Bolsonaro no Twitter. Os dados divulgados estavam disponíveis desde 2015.
Além disso, a lista que Bolsonaro divulgou foi atualizada a última vez em agosto de 2017, ou seja, ainda no governo Temer. A data permanece até hoje na aba que traz o detalhamento de contratos por país. Veja: bndes.gov.br/wps/portal/sit…
E ainda tem mais:

Bolsonaro parabenizou a “todos envolvidos no Brasil” pela extradição de Cesare Battisti, mas não mencionou o presidente Michel Temer nem indicou que foi na gestão anterior que o italiano perdeu o status de refugiado.
A inauguração dos serviços de telecomunicações na Estação Antártica Comandante Ferraz, anunciada por Bolsonaro, faz parte da última fase das obras de reconstrução da base licitadas em 2014 e iniciadas em 2016, ainda no governo Dilma.
O contrato com a Oi, que permitiu a instalação da rede móvel 4G e a continuidade no fornecimento de outros serviços de telecomunicações, existe desde 2006 e foi renovado em 2018, no governo de Michel Temer.
Entre os 31 anúncios de Bolsonaro de ações que nasceram de fato na atual administração, 42% do total, o projeto de reforma da Previdência predomina, com 14 tweets postados pelo presidente.
Outras seis publicações anunciavam decretos e medidas provisórias publicadas, como a MP 873, que instituiu o pagamento de contribuição sindical com boleto bancário individual.

Confira a reportagem completa aqui: aosfatos.org/noticias/no-tw…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!