, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Concordo com muitos amigos(as) a respeito dos perigos e exageros que se pode perpetrar a partir de exemplos como a da condenação de Danilo Gentili no caso frente a Maria do Rosário.

Porem há um ponto que eu gostaria de frisar, não apenas como jurista, mas como cidadão:
Antes, deixo claro que em todas as vezes em que trabalhei em casos envolvendo os chamados 'crimes contra a honra', em pouquíssimas delas não se tratava de algo passível de ser resolvido com uma indenização ou um acerto/pedido de desculpas.
Por isso sou plenamente favorável a uma redução drástica na configuração daquilo que implica em "crime" em assuntos como esses. Injúria, por exemplo, é um tipo penal que eu extinguiria do mapa.
(Na real eu extinguiria uns 65% da Parte Especial do Código Penal se querem saber, mas isso é assunto para outra hora)
Aquilo que em termos de Crimes contra a Honra que não merece extinção/descriminalização certamente poderia muitas vezes ser barrado em uma análise quanto à (falta de) Justa Causa para a Ação Penal, ou deve(ria) ser barrado em filtros (austeros) de bagatela/insignificância
Agora vem minha pergunta:

O QUE FAZER em relação a um cidadão que tem plenas condições de saber que não deve fazer/falar certas coisas e já fora "avisado" de vários modos? Em relação a um cara que faz desse tipo de ofensa um MODO de ganhar dinheiro e ter audiência?
A condenação de Danilo não é uma bigorna-surpresa que cai sobre sua cabeça inocente: é mais um capítulo (certamente não será o último) de condenações, indenizações, medidas e alertas para que sua infantilidade pública reconheça algum limite. Qualquer um. Ao menos algum.
Uma pessoa não pode se sustentar na vida e galgar espaço midiático chamando mulheres de "vagabundas" e inventando lorotas e passando o TEMPO TODO de sua carreira (...?) ganhando confetes por humilhar e provocar outras.
Repito: não 'glorifico' a intervenção da justiça criminal (alvo de MAIS deboches pueris do "comunicador", ontem).

Mas então é isso? Vamos viver de indenizaçãozinha em indenizaçãozinha em relação a caras assim? A cada três anos ela paga uns 30 mil a alguém e segue sua rotina?
Não quero vibrar com sua condenação só porque ele é um escroto.

Mas algum limite (a perda da primariedade, p. ex.) precisa ser apresentado a essa gente toda que procura ganhar dinheiro e espaço fáceis às custas de viver de humilhar e perturbar grosseiramente os outros.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gabriel Divan
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!