, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
1-) Bom dia, Amados! Ontem, no final do dia, fui ao Conselho Regional de Medicina e participei da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia, presidida pelo Dr. Mário Antônio Martinez Filho. O objeto da reunião foi o PL que trata da cesárea.
2) Havia vários especialistas presentes, todos com muita experiência, tanto em fazer partos (normais e cesarianos), como na teoria da Obstetrícia. Contamos com a presença de Professores, dentre os quais o Professor Antonio Fernandes Moron, que lecionou para alguns dos demais.
3) Só posso agradecer a receptividade e os ensinamentos. Foram unânimes em reconhecer a importância da discussão que o PL enseja; porém, ao mesmo tempo, foram firmes ao apontar a dificuldade de implementá-lo, dada a falta de recursos.
4) Segundo explicaram, seria mais factível garantir à gestante, durante o pré-natal, após orientação, de maneira livre e informada, optar pela cesariana. Pelo PL, essa escolha pode ser feita, inclusive, quando a mulher chega à maternidade já em trabalho de parto.
5) Eu destaquei que, a bem da verdade, pela Resolução do CFM, o direito de optar pela cesariana, durante o pré- natal, já existe. Não obstante, na rede pública, não vem sendo observado.
6) Ontem, também conversei com o Deputado Camarinha, para acelerarmos o andamento do PL. Mas é muito importante deixar bem claro que a mudança que espero conseguir não depende exclusivamente de lei. A mudança tem a ver com mentalidade.
7) Independentemente de nova lei, seria desejável que o Ministro da Saúde e os Secretários da Saúde instituíssem, por meio de normas administrativas, a possibilidade de também as mulheres que dependem do SUS, depois de esclarecidas, escolherem fazer a cesariana.
8) Pelo que vêm me dizendo os médicos, a maior parte das mulheres prefere o parto normal. Se é assim, instituir essa escolha e possibilitar o agendamento das cesarianas até facilitará o atendimento nas maternidades públicas, que terão menor demanda de emergência.
9) Achei bem interessante, pois os médicos que nos receberam gostaram muito da parte que garante a analgesia, só sugeriram acrescentar farmacológica e não farmacológica. Disseram que muitas mulheres só pedem a cesariana, quando não suportam mais a dor.
10) Quanto mais eu me aprofundo nessa temática, mais me convenço de que é impossível manter a sistemática vigente. Eu deixei muito claro (e reitero) que meu objetivo não é buscar culpados. Em quero encontrar soluções, evitar novas mortes de mães e bebês.
11) Quero evitar que bebês fiquem, desnecessariamente, sequelados. Parto bom é aquele que termina com mãe e bebê vivos e saudáveis. Nessa seara, não devemos permitir ideologias. Bem, tenho outras ações encadeadas, aos poucos, vou atualizando vocês. Beijos, lindos!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Janaina Paschoal
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!