, 10 tweets, 4 min read Read on Twitter
O corte de verba para as Universidades é um tema muito importante e tem que ser tratado corretamente.
O partido NOVO defende que seja destinado mais dinheiro para a educação básica do que para o ensino superior. Porém esse corte nada tem a ver com isso, e não deveria, pois este redirecionamento deve ser feito de forma planejada, sem degradar o ensino e as instituições existentes.
As ações de contingenciamento de gastos seguem as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como houve expectativa de que não seria cumprida a meta anual, foi necessário adotar um contingenciamento geral de 30% distribuído entre diversas pastas.
É prática comum que o planejamento orçamentário de cada ano seja analisado bimestralmente, de forma a ajustar a execução das dotações previstas à realidade fiscal da União.
Esse contingenciamento afeta apenas gastos discricionários, não podendo alterar gastos obrigatórios.
Ainda há a possibilidade de recuperar até o fim do ano o empenho inicialmente previsto, para isso, o governo depende do ingresso de receitas adicionais, que podem ser possíveis, por exemplo, com a Reforma da Previdência e privatizações.
Além do contingenciamento também há um bloqueio de dotação orçamentária; enquanto o contingenciamento determina um corte de gastos geral a ser executado por cada ministério, o bloqueio foca em atividades específicas.
O art. 207 da Constituição Federal diz que "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."
Apesar de poder alterar os gastos discricionários de universidades, segundo a Constituição o Executivo não pode intervir nas atividades desenvolvidas pelas universidades com os recursos disponíveis e, portanto, o bloqueio pode ser considerado inconstitucional.
Também observou-se bloqueios em outros Ministérios além do MEC, somando um total de 31 bilhões bloqueados apenas no Executivo.

#Educacao #EducacaoBasica #EnsinoSuperior #Universidade #MEC #CorteDeVerba #Camara #ReformaDaPrevidência #Previdencia
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Paulo Ganime
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!