Há 100 anos, num dia como hoje, os vencedores da Primeira Guerra Mundial entregaram à delegação alemã os termos do Tratado da Paz.
O Brasil participou dessa sessão através da sua delegação, chefiada por @EpitacioPessoa_
Quer saber como foi? Segue o fio
A sessão histórica foi realizada no Trianon Palace Hotel Versalhes, no dia 7 de maio de 1919, durante a Conferência da Paz
Delegações de todo o mundo estiveram presentes à Conferência da Paz. Nesta Imagem estão representantes de delegações de quatro continentes, dentre eles, @EpitacioPessoa_
A presidência da sessão ficou à cargo do representante francês, Georges Clemenceau, que tinha, à sua direita, Woodrow Wilson, Presidente Americano e a delegação dos Estados Unidos, e à sua esquerda, o representante Britânico, Lloyd George e a delegação da Grã-Bretanha.
O presidente da sessão histórica, ao entregar à delegação alemã os termos da paz afirmou:
“Senhores delegados do Império germânico... Não é hora nem lugar para palavras supérfluas. Vocês estão diante dos delegados de todas as pequenas e grandes Potências, que...
se uniram para lutar juntas na guerra que lhes foi tão cruelmente imposta. Chegou a hora de acertarmos nossas contas. Vocês pediram a paz. Nós estamos prontos para lhes dar a paz. Nos estamos lhes apresentando agora o livro que contém nossos termos e condições.”
A mesa estava posta no formato em “U”, com as delegações dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, ladeando o presidente da sessão. De frente para a abertura da mesa estava a delegação alemã, e logo atrás desta, separados por um cordão vermelho, a imprensa aliada e alemã.
Do lado direito do Presidente Clemenceau ficavam, pelo lado externo, as delegações da França, Itália, Bélgica e Brasil. No lado interno, as delegações do Sião, Panamá, Nicarágua, Libéria, Honduras, Hedjaz, que não compareceu, Haiti, Guatemala, Cuba e China.
Do lado esquerdo do Presidente Clemenceau ficavam, pelo lado externo, as delegações do Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Grécia, Romênia e Tchecoslováquia. Do lado interno, as delegações da África do Sul, Índia, Polônia, Portugal e Servia.
A delegação alemã ficava do lado oposto ao assento do Presidente da sessão e das delegações dos EUA e da Grã-Bretanha. Era composta por seis delegados e cinco comissários, além de dois intérpretes e um secretário.
Os secretários ficavam logo atrás das delegações.
A delegação brasileira era chefiada por Epitácio Pessoa, e conseguiu ter quatro delegados na Conferência, por ter sido o único país da América Latina a participar dos esforços de guerra.
Além de Epitácio, a delegação contava com mais três delegados, e ainda havia outros diplomatas do Itamaraty para completar a missão. Imagem do livro do Embaixador Pardellas.
Eu havia encontrado, na pesquisa do mestrado, esta imagem com a disposição das delegações na sessão histórica de 7 de maio, no Grande Salão do Trianon Palace, atualmente chamado de Salão Clemenceau, o que me permitiu identificar a localização da delegação brasileira.
Não havia notícia de fotografia ou imagem da delegação brasileira nessa sessão. Durante minha pesquisa de mestrado achei essa fotografia da delegação alemã, onde aparecem, de costas, dois delegados brasileiros.
Algum tempo depois do mestrado eu encontrei esta fotografia, que não sabia se tratar de uma imagem da sessão histórica de 7 de maio, onde imaginei ter conseguido visualizar @EpitacioPessoa_
Parece coisa de maluco, e até tentei fazer uso de API de verificação facial para confirmar minha teoria, mas a resolução da imagem era muito baixa e não consegui. Por este motivo tive que tentar comprovar usando outro método.
Resolvi confrontar as imagens que tinha da sessão. Já sabia a disposição das delegações e dos delegados brasileiros e comparei com a imagem que achava eu que “aparecia” Epitácio.
Alguns anos depois eu comprei uma revista em um sebo canadense e ela tinha a imagem da sessão de 7 de maio, com a indicação dos presentes, e que comprovou que eu estava certo.
Foi assim que eu consegui encontrar uma imagem do chefe da delegação brasileira nessa sessão histórica da Conferência da Paz, após a Primeira Guerra Mundial. Creio que nem o @ItamaratyGovBr tem a informação desse registro
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Matheus Lacerda ★★★★
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!