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@rossieli O governador João Dória, afirmou que as mudanças integram o Programa Inova Educação.
@rossieli Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos que defende a agenda da educação integral e a aquisição de competências cognitivas e socioemocionais, como resiliência e abertura ao novo, para melhorar a capacidade de aprendizagem.
@rossieli Os estudantes terão uma aula a mais por dia, serão sete aulas com 45 minutos de duração. Atualmente, a jornada é de seis aulas com 50 minutos cada.
@rossieli A aula a mais será dedicada a componentes extracurriculares. Serão ao todo cinco aulas semanais, uma dedicada à tecnologia, duas eletivas e duas chamadas “projetos de vida”, em que os estudantes poderão desenvolver atividades em prol de seus objetivos futuros.
@rossieli Segundo o governo, a ideia é que as escolas ofertem um feirão de aulas eletivas no início do ano para discutir conjuntamente quais serão as opções ofertadas, com base nos interesses e projetos de vida dos estudantes e nas formações e vocações dos professores.
@rossieli E a figura do Orientador Educacional na Rede Estadual de Ensino, nas sondagens da aptidões?

É uma função privativa do O.E.!
@rossieli Pergunto:
O que acontece quando o indivíduo TEM INTERESSE e NÃO TEM APTIDÃO?
O que acontece quando o indivíduo NÃO tem INTERESSE e TEM APTIDÃO?
O que acontece quando o indivíduo NÃO TEM INTERESSE e NÃO TEM APTIDÃO?
O que acontece quando o indivíduo TEM INTERESSE e TEM APTIDÃO?
@rossieli Alguns egressos do curso de Pedagogia têm encontrado problemas para exercer algumas das funções intrínsecas à ação pedagógica, em instituições educacionais públicas e privadas.
@rossieli Por terem se graduado no período que antecedeu a vigência da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, esses ex-alunos concluíram seus cursos tendo optado por uma das habilitações oferecidas pela Faculdade: ...
@rossieli Supervisão Escolar, Administração Escolar ou Orientação Educacional.
Ao tentarem ingressar no mercado de trabalho, vêm sendo questionados quanto a sua qualificação para o exercício de funções identificadas com a da habilitação para a qual não se graduaram.
@rossieli Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96, e em consonância com o seu artigo 64, o currículo do curso de Pedagogia passou por meio de reformas curriculares, a se responsabilizar pela formação de profissionais da educação ...
@rossieli ...para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica. Por outro lado, antes mesmo de o Conselho Nacional de Educação deliberar quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ...
@rossieli ...a Faculdade de Educação já atuava em consonância com duas premissas que viriam a fundamentar as atuais Diretrizes:
@rossieli 1. Mantinha a docência como base da formação do pedagogo, ao mesmo tempo em que permitia uma certificação de atuação ampla;
@rossieli 2. Extinguia as antigas habilitações em Administração Escolar de 1º e 2º Graus, Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus e Orientação Educacional, e oferecia “Formações Complementares” compatíveis ...
@rossieli ...com a realidade do mundo do trabalho, possibilitando aos alunos oportunidades de aprofundamentos em vários eixos temáticos.
@rossieli A minha compreensão é de que todos os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, desde as reformas curriculares posteriores à publicação da Lei 9394/96, se encontram aptos a exercerem as funções intrínsecas à ação pedagógica.
@rossieli O curso de Pedagogia, ao não se estruturar mais a partir das antigas “habilitações” e ao oferecer “formações complementares”, impõe uma lógica distinta daquela na qual se baseavam os cursos antes da LDB 9.394/96.
@rossieli Se antes, por exemplo, apenas os habilitados em Supervisão Escolar poderiam exercer essa função, bem como, apenas os que optavam pela Orientação Educacional poderiam exercer tal atribuição, a partir da Lei 9.394/96 e, em consonância com esta, a partir das versões ...
@rossieli ...curriculares que se seguiram, todos os graduados no curso de Pedagogia se encontram aptos ao exercício das funções de supervisão, orientação, gestão em espaços de educação escolares e não escolares, independentemente do seu percurso curricular.
@rossieli As formações complementares cumprem, assim, não o papel de habilitar para o exercício de funções intrínsecas à carreira do pedagogo, mas sim, o de complementar determinado percurso profissional de acordo ...
@rossieli ...com a opção do aluno, considerando sua aptidão, afinidade, disponibilidade ou perfil acadêmico e profissional.
@rossieli Está correta a interpretação deste Colegiado quanto à qualificação dos alunos egressos do curso de Pedagogia que se licenciaram após a homologação da Lei 9.394/96 e cujas reformas curriculares extinguiram as antigas habilitações?
@rossieli Os alunos que se graduaram antes dessas reformas e que concluíram seus cursos tendo optado por uma ou outra habilitação teriam que se apostilar para exercer algumas das funções para as quais por ventura não se habilitaram?
@rossieli Em caso afirmativo, o que seria necessário para que se processasse esse apostilamento?
@rossieli O Parecer/CFE 251/62 previa que o Curso de Pedagogia destinava à formação do "técnico em Educação" e do professor de disciplinas pedagógicas do Curso Normal, por meio do bacharelado e da licenciatura, respectivamente.
@rossieli Parecer/CFE nº. 252/69, também de autoria do Conselheiro Valnir Chagas, tendo sido incorporado à Resolução/CFE nº. 2/69 que fixou o mínimo de conteúdo e de duração a ser observado na organização do Curso de Pedagogia.
@rossieli Foram analisadas as principais regulamentações do curso de Pedagogia: Decreto-Lei nº 1.190/1939; Parecer nº 251/1962; Parecer nº 252/1969, Resolução CNE/CP nº 1/2006 e Resolução nº 2/2015.O Decreto-Lei n.º 1.190/1939, ao organizar a Faculdade Nacional de Filosofia, ...
@rossieli ...criou também o curso de Pedagogia com três anos de bacharelado e mais um ano que compreendia o curso de Didática para a formação do professor.
@rossieli O Parecer CFE nº. 252/69 e a Resolução CFE 2/69 tentaram definir de uma forma mais clara a função do Pedagogo, extinguindo o grau de bacharel, mantendo a formação de professores para o Ensino Normal e introduzindo oficialmente as ...
@rossieli ...habilitações para formar os especialistas responsáveis pelo trabalho de planejamento, supervisão, administração e orientação educacional.
@rossieli Porém entendemos que a identidade do pedagogo ficou mais fragilizada, uma vez que houve uma fragmentação do profissional diante das possibilidades das habilitações serem concluídas isoladamente umas das outras, ...
@rossieli ...além do fato de ser permitido a todos os licenciados, independente dos cursos, essa complementação pedagógica.
@rossieli Os anos de 1980 e início de 1990 foram marcados por discussões sobre a formação do pedagogo, porém não alterou em termos legais a estruturação deste curso, mantida até a promulgação da nova LDBEN 9394/96.
@rossieli Mesmos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia - Resolução CNE/CP nº 01/2006 e Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura,cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura)
@rossieli ..e para a formação continuada - Resolução nº 2/2015, não colaboraram em nada com a identificação da identidade do pedagogo, uma vez o foco principal do curso é a formação docente.
@rossieli Diante desse vasto e contraditório campo de atuação do Pedagogo, percebemos que as legislações e diretrizes não foram suficientes para resolver os dilemas enfrentados em torno das especificidades da Pedagogia, assim como a função e atuação deste profissional, prevalecendo,...
@rossieli ... portanto, a indefinição da função do Pedagogo, fazendo necessário que questão da sua identidade seja trazida à continuidade do debate por meio das vias legais.
@rossieli CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*)
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
Uma aberração!
@rossieli A partir das análises dos marcos legais que nortearam os cursos de Pedagogia percebemos que houve, desde a sua criação até hoje, uma incerteza sobre o propósito e a função do pedagogo, o que influenciou o desenvolvimento da licenciatura em Pedagogia, ...
@rossieli ...fazendo com que esta ocupasse um lugar periférico no contexto das licenciaturas, porque eram percebidas como cursos de segunda categoria.
@rossieli Diante desse vasto e contraditório campo de atuação do Pedagogo, percebemos que as legislações e diretrizes não foram suficientes para resolver os dilemas enfrentados em torno das especificidades da Pedagogia, assim como a função e atuação deste profissional, prevalecendo, ...
@rossieli ...portanto a indefinição da função do Pedagogo, fazendo necessário que questão da sua identidade seja trazida à continuidade do debate por meio das vias legais. Prof. @rossieli

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