, 9 tweets, 3 min read Read on Twitter
Imagine que seu time centenário tenha deixado de existir. Esse é o pesadelo enfrentado pelos torcedores do Bury FC, clube de 134 anos da região de Manchester, na Inglaterra. Seu dono não conseguiu provar que poderia mantê-lo afiliado à liga nacional, nem vendê-lo. Foi expulso.
São 125 anos consecutivos participando das competições inglesas, todos jogados fora por administrações ruins e consecutivas trocas de comando entre proprietários que passaram pelo clube. O Bury hoje disputaria a League One, que seria a terceira divisão do futebol do país.
Arrasados, os torcedores avaliam as suas opções. Uma delas seria começar o clube do zero, refundando-o. Os jogadores, que do dia pra noite se viram desempregados, estão divididos entre procurar outros clubes ou ajudar nesse processo de reconstrução, já que muitos são de Bury.
A cidade de Bury, sempre à sombra de Manchester e que, por isso, já perdeu muitas oportunidades de negócios para a vizinha mais famosa, agora perde também seu clube, parte de sua identidade, o entretenimento da sua gente, parte indissociável da sua história.
E não é qualquer história. O Bury tem dois títulos da FA Cup, o torneio de clubes mais tradicional do planeta. É o primeiro clube da história do futebol inglês que chegou a 1000 gols marcados. Na primeira divisão, seu melhor resultado foi um 4º lugar em 1925. Há, enfim, história.
E a prova de que o Bury tem torcida é que o jogo que a equipe deveria ter jogado no final de semana foi adiado. Ontem, horas antes da decisão de expulsar o Bury da liga, seus torcedores compareceram como voluntários para limpar seu estádio para poder receber o jogo. Não adiantou.
Greg Edyvean, um dos seus torcedores ouvidos pelo jornal The Guardian, recebeu o primeiro ingresso para um jogo do Bury quando ele tinha apenas 6 semanas de idade, um presente do pai e uma tradição que ele passou aos dois filhos. Agora, ele diz não saber o que fazer.
A morte de um clube por irresponsabilidade de seus proprietários precisa ser considerada como possibilidade quando se fala em transformar todos eles em empresas. Falamos disso aqui na semana passada, usando o exemplo do Belenenses
Ao permitir a venda do Bury FC para seu dono derradeiro, a liga dos clubes ingleses admitiu que não havia feito uma investigação apropriada das finanças dele. E assim, como se uma paixão, uma identidade, fosse só uma mercadoria que se pode vender, a história acaba.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Copa Além da Copa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!