Profile picture
, 21 tweets, 7 min read Read on Twitter
O Flamengo fecha o primeiro turno naquele que promete ser o melhor jogo do Campeonato Brasileiro até aqui. Qualidade técnica, variação tática e muita inteligência. A batalha entre Jesus e Sampaoli tem tudo para ser inesquecível.

O Santos merece atenção!
A equipe do argentino Jorge Sampaoli poderia ser definida por uma palavra: metamorfose.

São mil times em um só. Cada jogo é diferente e as variações dentro do próprio jogo são muitas ()

Tudo isso torna o Santos bastante imprevisível para amanhã.
Um exemplo é a utilização dos três zagueiros. Várias vezes ouvimos por aí que o Santos jogava com linha de três. Foi verdade em algumas ocasiões, mas muitas vezes o que vimos foi uma linha de quatro com o zagueiro Lucas Veríssimo atuando, na realidade, como lateral direito.
Mas o Santos muda dentro do jogo com extrema fluidez. Mesmo quando usa efetivamente três zagueiros, como contra o Athletico, o time varia pra uma linha de quatro quando o adversário consegue vencer as primeiras linhas de marcação e se aproximar da sua área.
Faz isso trocando apenas o posicionamento de algumas peças. Muda a estrutura do 4-3-3 para o 3-4-3 como se não estivesse acontecendo e pode ir até para o 3-3-4 com a bola.

Para isso, é importante ter jogadores versáteis como Veríssimo, Jorge, Sanchez, Felipe Jonatan e Sasha.
O Santos costuma fazer a “saída de três”, com 3 defensores e o goleiro iniciando as jogadas. Quando tem Jorge, pode fazer uma saída “torta”, com os zagueiros mais centralizados e um lateral aberto, deixando o outro corredor aberto. ()
Aliás, ao contrário da maioria dos treinadores, Sampaoli não faz a menor questão de simetria e muitas vezes usa formações que parecem tortas.

Mas não abre mão de ter amplitude total. Ou seja, dois jogadores, um de cada lado, colados nas linhas laterais “abrindo” o campo.
Muitos times no Brasil dão amplitude com os laterais, o que significa que essa “largura” está lá na saída de bola ou na altura do meio-campo (quando avançam). O Santos não. Ele abre dois pontas espetados lá na frente para esgarçar a linha de defesa do adversário.
Assim, é quase impossível marcar os dois pontas ao mesmo tempo. Abriria-se um buraco na defesa. O Santos então atrai o adversário para um lado e vira o jogo para o outro, buscando o ponta no mano-a-mano. É a principal arma, seja com Soteldo, Derlis, Marinho ou eventualmente Sasha
Os pontas se mantêm abertos e avançados, quase no limite do impedimento. A jogada se define quando um deles é acionado rapidamente e parte pra cima.

Como quase nunca alguém faz ultrapassagem por fora ou dá algum suporte próximo, eles costumam se complicar qdo a marcação dobra.
Quando fica claro que a jogada se definirá por um lado, o ponta do lado oposto entra em diagonal. É quase como se seguissem uma rota pré-determinada. São como os "wide receivers" do futebol americano.
Jorge participa muito com lançamentos, mas é bom prestar atenção também no goleiro Everson. Os zagueiros não têm o menor pudor de recuar a bola para ele. O motivo é simples: ele lança bem demais.

Mantendo a analogia com o futebol americano, Everson é quase um "quarterback."
Na bola parada o Santos também é perigoso. Sempre agrupa Gustavo Henrique (1.95m), Lucas Veríssimo (1.89m) e Aguilar (1.91m). Muitas vezes fazendo o famoso “trenzinho da alegria”. O Flamengo, que sofre muito com esse tipo de jogada, precisa ficar esperto.
Defensivamente, é um time mto consciente. A marcação começa lá na frente, com uma pressão mtoorganizada.

Repare no lance: Uribe vai apertar o zagueiro, mas percebe que o resto do time não está encaixado. Ele corta a linha de passe, sinaliza para Marinho e espera os outros.
Esse não é um lance isolado. O Santos é um time que encaixa a marcação no meio-campo e sobe em bloco para morder lá na frente o tempo todo com o objetivo de forçar um chutão aleatório do adversário.
Mas às vezes essa pressão desorganiza um pouco o time. Viradas de jogo ou passes verticais da defesa podem deixar o meio-campo santista perdido, criando boas chances para os adversários.

Os jogadores demoram para trocar a marcação e acabam deixando gente livre.
Nesse sentido, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís serão fundamentais.

O primeiro precisa sair limpo para quebrando as linhas do Santos e desorganizar a defesa. Isso é metade do caminho.

Depois, temos muita gente boa em atacar os espaços gerados.
Para marcar o Fla, Sampaoli pode usar três zagueiros qdo Jesus estiver com dois atacantes, mas deve trocar para uma linha de 4 se o Fla mudar para o 4-2-3-1 ou 4-3-3.

Dificilmente abrirá mão de ter uma sobra contra o ataque do Flamengo.
Todas essas possibilidades existem. O Flamengo também é um time de intensa variação ()

Isso transforma o confronto em um jogo de gato-e-rato. Alguém faz uma escolha, o outro responde, o primeiro muda, o outro se adapta e assim vai...
A grande questão é quem vai ser o gato e quem vai ser o rato. Quem estará no controle, quem vai impor o caminho dessas mudanças.

Jorge Jesus tem vantagem. Joga em casa, diante de um Maracanã lotado, e o momento do Flamengo é melhor.

Mas a margem é pequena. Tudo pode acontecer!
Um agradecimento especial ao @lateralesquerd por ter disponibilizado os vídeos dos jogos que me ajudaram a mergulhar de cabeça no Santos! :)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Téo Benjamin
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!