, 15 tweets, 3 min read Read on Twitter
Uma das piores coisas do bolsonarismo é transformar coisas escrotas como MBL e Luciano Huck em "moderados".

Ambos apoiaram o Bolsonaro nas eleições e agora querem tirar o corpo fora porque sentem que podem ocupar um espaço eleitoral. Pulhas.

Mas isso me lembra algo...
Durante a República de Weimar (1919-1933), a Alemanha tinha 13 partidos de direita, de um total de 25 partidos. Desses 13 partidos (incluindo aqui o Partido Nazista), creio ser possível afirmar que pelo menos 10 deles apoiaram o NSDAP em algum momento.
Depois, conforme Hitler chegou ao poder, começaram a sair fora, criar outras narrativas, dizer que não era bem isso, que esperavam outra coisa, que não concordavam com seus métodos etc.

Mas ainda assim, muitas forças da direita alemã permaneceram do lado do austríaco.
Hjalmar Schacht, por exemplo, era um autêntico liberal que pregava a austeridade dos gastos públicos como saída para a Alemanha no entreguerras. E foi justamente ele que foi escolhido por Hitler para ser o primeiro ministro da economia do III Reich (1933-1937).
O que fez ele sair do governo? Bem, os planos de Göring para rearmar a Alemanha nazista passavam por um aumento da dívida pública, algo que Schacht (como bom liberal) não concordava de jeito nenhum. Acabou sendo sacado e caiu fora do governo.
Seria fácil dizer que a história de Schacht acaba por aí. Mas em 1944, após o atentado à Hitler (a chamada "Operação Valquíria"), ele acaba sendo preso - mesmo que não houvesse nenhum registro de seu envolvimento no atentado à bomba.
Em 1945 os Aliados libertaram o campo de concentração de Niederdorf, no Tirol, onde ele estava preso. Schacht foi levado à julgamento e foi um dos réus do Tribunal de Nuremberg.

E aqui o bagulho fica louco:
A defesa de Schacht alegou que ele não era culpado das acusações de "conspiração" e "crimes contra a paz". Diziam que ele era um patriota e só queria ajudar a economia de seu país, que nunca se filiou ao Partido Nazista e por aí vai.
Os juízes soviéticos em Nuremberg claramente não caíram nessa. Mas os britânicos, sim. E acabaram absolvendo Schacht da sentença - embora outro tribunal de desnazificação o condenou a oito anos de trabalhos forçados posteriormente.
Por que que eu puxei essa história? Bem, voltamos ao começo...o nazismo não foi um fenômeno onde só os nazistas aderiram ao projeto. Inúmeros partidos de direita se deixaram levar e até mesmo os idôneos liberais colaboraram com o regime.
"Ah, mas como ele ia saber, né?"

Bem...em 1933, uma das primeiras leis de Hitler foi a lei de esterilização compulsória. Schacht já era ministro.

Leis de Nuremberg, em 1935, que tornaram o anti-semitismo política de Estado? Schacht já era ministro.
Cassação dos comunistas e proibição dos partidos? O liberalzão tava junto.

Ocupação do Reno? Colaboração com os franquistas na Guerra Civil Espanhola? Tudo isso aconteceu quando Hjalmar Schacht foi ministro de Hitler.
Quando acabou a guerra, o sujeito foi visto pelos britânicos como um "patriota", um "moderado". E escapou dos tribunais de Nuremberg.

Mas a verdade é que ele esteve lá. E foi cúmplice.

Então, que não se perca isso de vista:
Há uma imensa dose de cumplicidade a um projeto fascista. Imensa mesmo, das mais altas autoridades, dos mais diferentes espectros da direita, dos mais "moderados e patrióticos" até os mais raivosos e ideológicos.
O que cabe a qualquer um que não se alinhe a essa corja é denunciar o oportunismo dos primeiros e o fascismo dos segundos.

E na boa? Combater eles pelo que são: inimigos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando L'Ouverture
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!