, 9 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Alguns comentários sobre interessante provocação de Monica de Bolle, na revista Época, sobre texto meu e de Cesar Zucco publicado semana passada na Ilustrissima. Alguns talvez excessivamente óbvios, mas ainda assim assim necessários.

epoca.globo.com/monica-de-boll…
A autora afirma que “como bem sabem os economistas, correlação não é causalidade” ignorando todos os demais cientistas, sociais ou não, para quem isto configura uma obviedade.
Não apenas reconhecemos que correlação não é causalidade; sabemos também que a relação entre duas variáveis em que uma delas é inquestionavelmente exógena é forte indício relação causal.
Não foi em um ensaio de duas páginas que concluímos que a instabilidade econômica causada por ciclos internacionais produz instabilidade política. Este é o resultado de uma pesquisa que analisa mais de 50 anos de dados sobre transições de governo na região.
Neste, mostramos que um cenário internacional desfavorável diminui substancialmente as chances de transições regulares (na data e segundo regras estabelecidas), seja em períodos democráticos, seja em períodos autoritários.
Há várias formas simplistas de refutar ex-ante nossa análise; uma delas é o argumento de que “cada caso é um caso”. Qualquer pesquisador social compreende que identificar padrões e regularidades não implica, de forma alguma, ignorar especificidades de cada caso.
Não implica, também, “apostar todas as fichas no quadro internacional”. Por outro lado, tentar ignorar o que há em comum entre os ciclos políticos e econômicos que a região atravessa, nos parece miopia na melhor das hipóteses.
Há um debate acadêmico interessante sobre o papel das instituições e da polarização nas crises da região. Nossos resultados sugerem que instituições e polarização não são variáveis exógenas. Elas são consequência da volatilidade estrutural, e não sua causa. Isso porque...
...Em períodos de bonança, presidentes se valem do apoio popular para se alterar regras e continuar no poder; durante crises, a oposição se aproveita da baixa popularidade do governo para tentar removê-lo de forma irregular. Em ambos os cenários há enfraquecimento institucional.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Daniela Campello

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!