My Authors
Read all threads
Quando discuto o tema de Israel com os alunos, tendo a ser cuidadoso, pois trata-se de olhar para uma situação específica: um Estado-nação que mistura identidade religiosa com identidade étnica-nacional (+).
Eu não saberia dizer se é o único caso, mas é talvez o mais alarmante. No livro "A invenção do povo judeu", o historiador israelense Shlomo Sand deixa evidente que a força geopolítica de Israel sempre esteve ligada a dupla identidade. De um lado, o judeu como "religião" e (+)
...do outro, o judeu como grupo étnico. Assim, o Estado pôde explorar essas duas identidades mesmo sendo considerado uma democracia secular no Oriente Médio.

Todavia, Sand mostra que o preconceito com judeus falashas (etíopes) é uma realidade em Israel...e não só. (+)
Isso impacta também a história oficial do Estado de Israel. Esse ano, recebi um panfleto de uma organização em defesa dos interesses de Israel. E no panfleto, ela dizia que o país teria 3.000 anos de história.

Aí é treta e, como historiador, é preciso se posicionar. (+)
Dizer que Israel tem 3.000 anos de história é uma narrativa que liga o imemorial religioso ao Estado nacional contemporâneo. Serve, claro, para justificar o Estado-nacional. Mas via de regra, não existe Estado-nacional de mais de 3.000 anos. (+)
Vou mais longe: não existe Estado-nacional de mais de três séculos. Essa ideia de que o Estado serve para defender a soberania de uma nacionalidade é uma invenção moderna. E vocês podem citar trezentos exemplos anteriores ao século XVIII, não são Estados-nacionais. (+)
Onde que a história oficial israelense passa a se amparar se isso não existe? Na religião, claro. E aí campos científicos como a arqueologia ou o mapeamento genético são usados justamente para corroborar a narrativa religiosa. (+)
Mas o problema que se coloca ainda é o mesmo: judeu é uma designação religiosa, ou étnica? Se é religiosa, o que fazer com comunidades judaicas ateias? Ou mesmo convertidas a outras fés? E se é étnica, como lidar com as diferenças linguísticas entre as comunidades judias? (+)
Sand é muito feliz em dizer que essa ambiguidade serviu e serve aos interesses de grupos sionistas em Israel. Mas eu vou mais além aqui, chutando mesmo: em tempos de ascensão da extrema-direita, essa ambiguidade também passa a se encontrar em outros países. (+)
Comentei rapidamente com o @joaoehlert sobre a Índia de Modi e o processo de "hinduização" da sociedade, inclusive prevendo a expulsão de muçulmanos - que são cidadãos indianos como quaisquer outros.

Começou com a hinduização dos nomes das antigas cidades islâmicas...(+)
...mas hoje a coisa já chegou à islamofobia como política de Estado.

Poderia citar aqui o exemplo da Polônia, que a @nomelouco37 conhece tão bem e como a extrema-direita e a Igreja católica estão reinventando o nacionalismo polonês. (+)
Outras narrativas emergem dessa mesma lógica, buscando a "pureza" do Estado-nação dos países ocidentais na Idade Média, associando com o cristianismo do mundo feudal (o @phpacha já trabalhou com isso também). (+)
Mas a rigor, o modelo israelense de dualidade entre a ideia de etnia nacional e a ideia de grupo religioso antecede os demais. E é ele que serve de horizonte no Brasil, hoje, para fundamentalistas neopentecostais que acreditam na necessidade da religião ancorar o Estado. (+)
O assustador é ver isso em escala global e nas mais diferentes religiões. Porque por mais que haja particularidades, tudo indica que não há uma crise do Estado-nação, não. O que se tem é uma crise da identidade nacional secular. (+)
Eu queria terminar esse fio numa nota mais positiva, mas não vai dar. A real é que essa nova perspectiva foi capaz até mesmo de ameaçar o sonho de Gandhi, de um Estado-nacional indiano baseado no pluralismo religioso.
PS: A imagem é uma miniatura do século XVII, de Nar Singh, sobre o Ibadat Khana (o "templo da adoração"), na Índia. Nela, muçulmanos, hindus, sikhs e cristãos debatem teologia com o shah do Império Mughal.

Teve um tempo em que já fomos mais seculares...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!