Bem, a princípio, sim, mas existem problemas técnicos que fazem elas serem pouco produtivas ou danosas ao meio ambiente.
Como resolvemos isso?
Como ele produz energia? Por fusão nuclear!!!
Mas antes, vamos diferenciar o que é a energia a base de fusão nuclear e o que é a energia nuclear:
Se aquecermos o suficiente, esse plasma estará tão agitados que os núcleos estarão se movendo muito rápido e a repulsão não conseguirá freia-los.
Para isso, o Sol tem um truque: a gravidade. Infelizmente, não temos a gravidade que o Sol tem, então temos que usar uma alternativa: Magnetismo.
Como os núcleos são cargas positivas, podemos usar o magnetismo para fazer com que, quando aquecemos o plasma, ele fique confinado num local.
A teoria que descreve isso tudo se chama MHD.
É pelas bordas que se perde energia e partículas. Isso é ruim porque queremos que a fusão seja a mais eficiente possível e isso passa por diminuir ao máximo as perdas.
Mas, os avanços são grandes. Um exemplo de experimento usado hoje é o JET (Joint Experiment Torus) que fica na Inglaterra, em Oxfordshire
Primeiramente, o processo precisa de uma energia mínima para acontecer, ou seja, caso aconteça algum problema, basta tirar energia (esfriar) o reator, para que ele pare o processo.
Outra questão: não produz radiação!!! Então, não tem problema de exposição ou lixo radioativo.
Até a próxima thread!!!