, 19 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
A diretoria do Santos pensou fora da caixinha novamente na aposta do treinador português Jesualdo Ferreira. Preparei um material sobre quem é o novo técnico santista (história, estilo de jogo...). Demorei para postar,pois estava coletando o máximo de informações. Segue a thread.
Jesualdo tem 73 anos e uma bela história no futebol. Estudioso, foi responsável pela criação de uma escola de treinadores em Portugal. É considerado referência por técnicos portugueses que estão fazendo sucesso pelo mundo,como Mourinho,Villas-Boas,Paulo Fonseca e o próprio Jesus.
Após ser auxiliar por alguns anos e ter uma breve passagem no futebol francês, Jesualdo assumiu o comando do Braga. Lá ele modernizou o clube e consolidou o time como a quarta força de Portugal.
Ele assumiu o Porto em 2006, onde fez história. A equipe já era a atual campeã portuguesa e, com Jesualdo, conquistou mais 3 títulos consecutivos. A hegemonia acabou no último ano dele pelos Dragões, em 2010, quando ficou em 3°, atrás do Braga e do campeão Benfica, de Jesus.
Depois disso, seus trabalhos caíram de nível. Teve passagens sem sucesso no Málaga, Panathinaikos e Sporting. Só voltou a ir bem em 2014, no futebol egípcio, pelo Zamalek, onde foi campeão nacional. Em seguida, foi para o Al-Saad, do Qatar e conquistou 4 campeonatos.
Saiu nesse ano e Xavi Hernández, seu antigo comandado, assumiu. Estava trabalhando de comentarista no Canal 11,de Portugal. Lá,fez jogos do Flamengo e ficou instigado. Gostou da oportunidade de treinar um time da grandeza do Santos e de poder conquistar títulos em 4 continentes.
Agora, sobre o treinador. Jesualdo é apaixonado por futebol. Estuda dia e noite. Perfeccionista e exigente, o português cobra muito dos jogadores nos treinos, mas quem passa por ele costuma dizer que aprendeu muito e evoluiu como atleta.
Ele não tem o mesmo carisma de Sampaoli ou Jesus. Chamado de "Paizão rabugento", Jesualdo não conquista as pessoas pelas falas ou comportamento extra-campo, mas sim pelo trabalho.
Jesualdo costuma atuar no 4-3-3. Gosta de ter a posse, marcação pressão para recuperar rapidamente a bola e rápida transição ofensiva, com triangulações. Não se espante em ver alguns gols do Santos em contra-ataques velozes e bem estruturados.
Ele não é tão ofensivo quanto Sampaoli e Jesus. Tem um estilo um pouco mais "moderado". Mas, engana-se quem pensa que não gosta de ataque. Nos 4 anos que esteve no Porto, teve médias de 2.13 gols por jogo na liga. Na temporada 2009/10, chegou na marca de 2.33 por partida.
Em termos de comparação, o Flamengo desse ano teve médias de 2.26 gols por jogo no Brasileirão. Já o Santos teve 1.57. Para não usar o argumento de que o Br é mais complicado, o antecessor de Jesualdo no Porto foi campeão em 2005/06, com 1.58 gols por partida.
Em 2005/06, o time teve 4 vitórias por 3 a 0 e apenas 1 goleada, em 34 jogos. Já nos 3 anos em que Josualdo foi campeão, a equipe teve médias no campeonato de 4 vitórias por 3 a 0 e 4 goleadas, em 30 jogos.
Além disso, ele teve o melhor ataque da competição em 3 oportunidades. Curiosamente, a vez que o time não teve o melhor desempenho ofensivo foi justamente no ano em que mais marcou. Na temporada 2009/10 fez 70 gols em 30 jogos, mas ficou atrás do Benfica de Jesus, que fez 78.
A defesa é um outro pilar. Sofreu médias de 0.64 gols por partida nos tempos de Porto. Nas temporadas em que foi campeão, o número foi de 0.56. O 1° ano dele no comando demorou um pouco pro time ajustar e sofreu 0.66 gols. Já o 2° foi o melhor defensivamente, com 0.43.
Outro ponto interessante de Jesualdo é a utilização da base. Diferente de Sampaoli, muitas vezes criticado por não dar tantas oportunidades aos garotos, o treinador português gosta de revelar novos talentos.
Para Jesualdo dar certo, os jogadores precisam comprar a ideia - o que acho que será a parte mais simples, pois vai pegar um time que foi treinado por Sampaoli - e a diretoria precisa ter paciência. A adaptação não deve ser tão fácil como foi a de Jesus.
Vale destacar que o treinador do Flamengo sempre acompanhou o futebol brasileiro, até as divisões inferiores. Já Jesualdo começou a acompanhar neste ano. Aqui há muitas peculiaridades que já minaram trabalhos de outros estrangeiros, inclusive portugueses, como Paulo Bento.
Acho que seria importante para o treinador ter algum brasileiro para auxiliá-lo. Além disso, há uma dúvida na contratação, já que ele não faz um bom trabalho em uma liga mais forte há 10 anos.
De qualquer forma, por ser um estudioso apaixonado por futebol, acredito que ele vai conseguir se adaptar e tem tudo para agregar muito ao Santos e ao futebol brasileiro. Se conseguir, nós que ganharemos,por ter um campeonato cada vez mais qualificado e com pluralidade de ideias.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Bruno Almeida

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!