, 64 tweets, 38 min read
My Authors
Read all threads
Atenção: Qassem Soleimani, general da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e um dos nomes cotados para suceder @HassanRouhani na presidência iraniana, teria sido morto em ataque dos 🇺🇸
Soleimani era comandante da Força Quds, grupo de elite iraniano responsável por operações militares extraterritoriais, a quem se atribui participação na invasão da embaixada dos 🇺🇸 em Bagdá no início da semana
“Matar Soleimani significa que o Oriente Médio – e o papel dos EUA nele – irá mudar drasticamente agora” 😳
Soleimani aparece naquela lista do @FinancialTimes das 50 pessoas que moldaram a década, mais conhecida aqui no 🇧🇷 por incluir @SF_Moro ft.com/content/f97f7e…
Naim Qassem, segundo na linha de comando do Hezbollah no Líbano, também teria sido morto em bombardeio aéreo dos 🇺🇸 em Bagdá
Trecho do perfil de Soleimani publicado na @NewYorker em 2013: “[Ele é o] agente iraniano que tem redesenhado o Oriente Médio. Agora, ele está dirigindo a guerra de [Bashar al-]Assad na Síria”
newyorker.com/magazine/2013/…
“Primeira grande crise real – não retórica – de segurança nacional de Trump” 🤔
“Ramificações são perigosas e de amplo alcance. Este é um ataque a um eixo regional poderoso que dificilmente ficará sem resposta”
“Devemos estar preparados para todo tipo de retaliação iraniana contra pessoal diplomático e militar dos EUA por toda a região [Oriente Médio] e no mundo”
“Tem sido um refrão entre as autoridades americanas - mesmo muitas na Casa Branca - que o país tem sorte de Trump não ter enfrentado um teste ‘vidas em risco’ de segurança nacional.

É difícil imaginar que matar Soleimani não desencadeie esse teste”
Deu na @AFP: Guarda Revolucionária Iraniana confirmou a morte de Qasem Soleimani em Bagdá
Ataque dos 🇺🇸 com mísseis no aeroporto de Bagdá mata o número dois do Exército iraniano brasil.elpais.com/brasil/2020/01…
Ação decisiva “defensiva”: Pentágono sobre morte de #Soleimani :

"Essa ofensiva teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os 🇺🇸 continuarão a tomar todas as medidas necessárias p/ proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do 🌍”
Thread de @AgnesCallamard, relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sobre o bombardeio dos 🇺🇸 que matou, entre outros, #Soleiman: “Provavelmente ilegal, violando o direito internacional dos direitos humanos” (via o craque @molote_molote)
Atenção: Casa Branca (@WhiteHouse) confirma iniciativa de Trump em ação “decisiva defensiva” (sic) na morte de Qasem #Soleimani, visando proteger pessoal dos 🇺🇸 no exterior
Quatro das maiores fabricantes de armas dos 🇺🇸 ($RTN $NOC $BA $LMT) tinham terminado assim no primeiro dia útil de 2020 🙄 (via @AlytaDeLeon)
“O Irã é uma potência regional grande e sofisticada, com capacidade militar muito maior do que qualquer país com o qual os 🇺🇸 entraram em guerra desde a Segunda Guerra Mundial”
Para @Joyce_Karam um dos cenários possíveis de retaliação do Irã seria na América Latina via Hezbollah 🤔
Evento de impacto global: Fio imperdível de @yashar sobre quem era Soleimani e as consequências de seu assassinato pelos 🇺🇸. “Compará-lo c/ Bin Laden é bobagem. Ele seria equivalente ao vice-presidente dos 🇺🇸. Soleimani era + poderoso que @HassanRouhani
Trecho de mensagem de Soleimani enviada em 2008 ao general dos 🇺🇸 David Petraeus, então comandante da Força Multinacional no Iraque: “Vc deve saber que eu comando a política do Irã sb Iraque, Líbano, Gaza e Afeganistão. De fato, o embaixador em Bagdá é um membro da Força Quds”
Atenção: Chanceler do Irã @JZarif chama ataque dos 🇺🇸 contra Soleimani de “ato de terrorismo internacional”, destacando seu papel na luta contra o Daesh, Al Nusrah e Al Qaeda. “Os 🇺🇸 são responsáveis ​​por todas as consequências de sua desonesta aventura“
Discurso de Soleimani – provavelmente no 2° semestre de 2018 – em resposta a ataques de Trump a @HassanRouhani: “Trump, saiba que estamos perto de você, em lugares que você não pode imaginar. Nós somos a nação do martírio”
“O evento singular mais significativo no Oriente Médio desde a invasão do Iraque [em 2003]”
“A lei requerer notificação logo o Presidente ñ pode jogar os 🇺🇸 em guerras vãs. Ouviremos sem tardar as autoridades seniores sb essa ação e seus planos p/ lidar c/ as consequências” – @RepEliotEngel, pres. do Comitê de Política Externa (@HouseForeign)

“Não haverá segurança para soldados dos 🇺🇸 no Oriente Médio nos anos vindouros”

O ataque “defensivo” contra Soleimani supostamente visava evitar ofensivas contra pessoal dos 🇺🇸 na região

Há entre 60-70 mil soldados dos 🇺🇸 no Oriente Médio
Vale ler a análise de @dbyman sobre as consequências do assassinato de Soleimani pelos 🇺🇸. Irã sai politicamente fortalecido (interna e externamente) e, dado seu posicionamento assimétrico, pode retaliar (direta e indiretamente) em diversos cenários vox.com/2020/1/2/21047…
Soleimani é uma figura reverenciada no 🇮🇷 e sua morte forçará uma resposta iraniana, diz @FareedZakaria rawstory.com/2020/01/qasem-…
Qasem Soleimani: Who was the Iranian commander killed by US airstrike?, via @CNN cnn.com/2020/01/03/asi…
Tensão entre EUA e Irã coloca Itamaraty em encruzilhada, por @JamilChade via @UOLNoticias @UOL noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
“Nos corredores da ONU, porém, um experiente diplomata lembra: jamais se mede uma aliança com base em declarações em tempos de paz.”
“A questão, para o Brasil, é saber se irá condenar a ação de seu maior aliado ou chancelar um assassinato de estado que ameaça abrir um conflito de perigosas proporções.”
Petróleo Brent vai subindo 4,5% 📈
Orientação do @StateDept para que todos os cidadãos dos 🇺🇸 saiam imediatamente do Iraque.
Todas as atividades na embaixada e serviços consulares estão suspensos (via @luciaguimaraes)
Iran names Esmail Qaani new Quds chief after Soleimani killing hindustantimes.com/world-news/ira…
Dúvidas de @dandrezner após a morte de Soleimani:
• Qual o grau de planejamento da admin Trump para o desenrolar?
• “Decapitação” (= assassinato de lideranças) funciona para atores estatais?
• Quais os limites da escalada?
• Quais são os coringas?
washingtonpost.com/outlook/2020/0…
Sobre um país que há 40 anos mobiliza a percepção de conflito iminente com os 🇺🇸🤔
Na @CNN, @SecPompeo afirma que bombardeio aéreo em Bagdá que matou Soleimani “salvou vidas americanas”, fazendo eco ao discussão de ataque “defensivo”. Recordando que a invasão do Iraque pelos 🇺🇸 em 2003 também se baseou em ataque “preventivo” 🤔
• P/ compensar forças convencionais fracas, 🇮🇷 baseia sua ação externa em rede de milícias e grupos paramilitares
• Soleimani era o centro dessa rede
• Resposta ñ virá em confronto direto e sim pela mobilização dessa rede
• Rede e 🇮🇷 saem fortalecidos
“Surpreende a decisão de Donald Trump de ordenar a ação para matá-lo. O presidente dos EUA sempre se posicionou como um isolacionista, avesso a conflitos e aventuras militares no Oriente Médio”, por @gugachacra blogs.oglobo.globo.com/guga-chacra/po…
“Existem poucas nações no mundo com as quais os EUA têm menos motivos para discutir ou interesses mais compatíveis do que o Irã”

“Não há motivação geopolítica americana para hostilidade entre o Irã e os EUA”

(Henry Kissinger, “Does America Need a Foreign Policy?”, pp. 196-7)
Tomando como base declaração divulgada pelo @DeptofDefense, @oonahathaway debate a (i)legalidade da ofensiva aérea dos 🇺🇸 que matou Soleimani
Ações de três grandes indústrias de armas dos 🇺🇸 ($RTN $NOC $LMT) com valorização significativa. @Boeing ($BO) cai levemente
Bolsonaro diz que ataque dos EUA no Iraque 'vai impactar' preço dos combustíveis no Brasil g1.globo.com/politica/notic…
O assassinato de Soleimani é equivalente a um ato de guerra, diz @wrightr na @NewYorker (via @traumann) newyorker.com/news/our-colum…
Aumento do efetivo militar dos 🇺🇸 no Oriente Médio em um contexto de incremento do risco causado pela ofensiva aérea levada a cabo pelos 🇺🇸. Quanto mais guerra, mais guerra 🤷
VALE LER: Artigo de @nargesbajoghli, especialista em Irã com uma década de pesquisa de campo sobre a Guarda Revolucionária Islâmica, sustenta que o assassinato de Soleimani não diminuirá – ao contrário, ampliará – a influência regional do Irã nytimes.com/2020/01/03/opi…
Nas ruas de Teerã, iranianos se dividem entre ódio aos EUA e medo da guerra após assassinato de general oglobo.globo.com/mundo/nas-ruas…
Brasil não tem poderio nuclear para opinar sobre EUA x Irã, diz Bolsonaro, via @UOLNoticias @UOL noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Nota do @ItamaratyGovBr intitulada “Acontecimentos no Iraque e luta contra o terrorismo”. Palavras/expressões ausentes: Direito Internacional, Soberania, Integridade Territorial, Irã, Soleimani 🤔 itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-…
Repito: Itamaraty ñ cita nenhuma vez Irã ou o resultado das “ações conduzidas pelos 🇺🇸 no Iraque”, focando na narrativa de cooperação para combate ao terrorismo. O chanceler @JZarif, inclusive, diria q esse combate foi enfraquecido c/ a morte de Soleimani
Fio imperdível de @GCasaroes sobre a posição do Brasil diante de um eventual conflito entre 🇺🇸 e 🇮🇷👇
Sobre a nota do @ItamaratyGovBr sobre a ofensiva aérea dos 🇺🇸 que matou o general iraniano Soleimani, ótimo fio de @rittner_daniel 👇
We Talked to Experts About Iran's Cyberwar Capabilities: 🇮🇷 lacks the overall cyber capabilities of Russia, China, or the U.S., but its hackers can still do damage, via @vicenews @dbelemlopes vice.com/en_us/article/…
Posição do Brasil sobre crise no Oriente Médio opõe militares e ala ideológica, por @RDellaColetta e @talitafernandes www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/01/…
“A avaliação de @gen_heleno e de outros assessores militares é que o Brasil não ganha nada em se alinhar aos Estados Unidos na crise no Oriente Médio. Preocupa ainda as consequências das falas de Bolsonaro para as relações do Brasil com o Irã.”
“Embora o risco de o país se converter em um alvo para grupos terroristas ser considerado pequeno, tanto militares quanto auxiliares da ala pragmática consideram que as relações diplomáticas e até mesmo as comerciais podem ser sim afetadas”
Os protestos pelo assassinato do general iraniano Soleimani, em imagens, via @elpais_brasil @filipeamendonca brasil.elpais.com/brasil/2020/01…
A política de assassinato dos 🇺🇸 direcionada contra Soleimani visava, segundo @SecPompeo, “salvar vidas americanas”. A dúvida que fica: estadunidenses (e o mundo) estão mais seguros após o bombardeio aéreo de anteontem?

(📸: Protesto em Teerã ontem)

VALE LER: Fio precioso – com uma apuração que é um brinco – de @rcallimachi sobre os bastidores da ofensiva aérea dos 🇺🇸 que matou Soleimani. Em síntese: sinais de improviso e processo decisório atabalhoado. (Obrigado pela dica, @AAbdenur) 👇🧶
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Jeff Nascimento

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!