, 30 tweets, 8 min read
My Authors
Read all threads
Um fio sobre os erros mais comuns em dissertações e teses acadêmicas. Vale para mestrado ou doutorado. 1) estrutura de novela; 2) No início eram trevas; 3) citações irrelevantes; 4) Intro+resumo ruins; 5) Suposições escondidas; 6) Irreproducibilidade; 7) Estilo (1/n)
Antes de começar, uma intro: uma boa tese é 60% boa escrita; 35% metódo e 5% descrição dos dados. Sim, vc é agora um(x) escritor(x)! Todo o tempo colhendo e tratando dados (quali ou quanti) NÃO aparece DIRETAMENTE na tese. Pq? (2/n)
Pq ninguém se importa se demorou 2 anos ou 2 dias para vc coletar os dados. Se vc passou 10 meses vivendo com Ianomâmis ou horas dentro da sala do IBGE com dados confidenciais da CAGED, parabéns pela diligência. Mas a descrição da coleta de dados vai ser curta. (3/n)
Isso vale tb para humanidades. Não importa quantos livros vc leu ou pesquisou. Se sua tese é sobre X e vc passou 4 semanas enfurnado na biblioteca para achar a info para uma nota de rodapé, parabéns pela diligência. Escreva a nota e guarde o resto para sua biografia. (4/n)
E vale tb para pesquisas em ciências médicas. Se vc testou 5000 ratos, esse número vai aparecer na tese, mas ninguém vai saber que demorou 30 meses para testar cada um deles. É a natureza do processo. Todo mundo sabe que é trabalhoso. Nada de colocar isso na versão final. (5/n)
Voltando à lista. Eu prefiro (mas não é obrigatório) uma estrutura de pirâmide invertida, como no jornalismo. A informação mais importante vem primeiro (a introdução contém TUDO, até resultados) Detalhes depois. (6/n)
Afinal, sua tese ou artigo não vai ser lido por pessoas que querem TODOS os detalhes. Só a banca vai acabar lendo (se ler) com todo o afinco. Seu leitor agradece se vc colocar as info mais importantes primeiro e os detalhes depois. (7/n)
Mas no Brasil é comum a estrutura de novela. Autor que vai contando a história, com uma revisão de literatura interminável, só entregando os resultados no final do trabalho, bem depois dos leitores já terem sendo vencidos pela insônia. Pior! (8/n)
Some-se a isso autores que começam sua revisão de literatura há 7.000 anos: “o primeiro sistema monetário começou com os sumérios...” Pelo amor do Ronnie J. Dio, não façam isso. Só coloquem a literatura que esteja FORTEMENTE ligada com o seu trabalho. (9/n)
Não me interessa como leitor que vc leu 5000 artigos antes de começar a escrever. Vc não precisa colocar todos eles. E quando o fizer, NÃO FAÇA como lista de supermercado. “Fulano disse isso, aí sicrano disse aquilo”. Pq não? (10/n)
Pq vc está contando uma história da evolução da sua macro->micro área e os artigos devem estar conectados: “A mudança na área veio na incorporação do conceito X (Fulano, 1978 e Sicrano, 1985). Mas ficou faltando mexer em Y (Beltrano, 1988), para chegar em Z...” (11/n)
E eu exagerei colocando referência dos anos 70. Para 90% das teses, não se vai tão lá atrás, especialmente se seu trabalho é empírico estendendo uma aplicação recente. Se seu trabalho não é história do pensamento, referências recentes importam muito! (12/n)
É por isso que muitas vezes a primeira coisa que faço é olhar a lista de referências. Não tem nada de 2016 pra frente e não se refere a working papers não publicados mas desse ou do ano passado? Tem alguma coisa errada. Pior! (13/n)
Isso se dá pq normalmente temos muita deferência aos clássicos. Já falei sobre isso aqui e não vou me repetir: . Assim, passamos a: (14/n)
Suposições escondidas. Vc leu toda a literatura sobre a área que está escrevendo, mas seu leitor não. Assim, seu argumento não pode ter suposições escondidas! Se vc assume que Marx era um gênio mas Keynes um idiota, tem que dizer com todas as letras. (15/n)
Isso vale para modelos formais ou estratégias empíricas. Se assume que as pessoas nao se comportam racionalmente ou que a sua população estudada é representativa do país como todo, tem que dizer e justificar! (16/n)
E sua tese, se empírica, deve ser reproduzível. Sem caixa preta! O leitor precisa saber exatamente quais os dados e o passo a passo para reproduzir seu estudo. Vc ganha um bônus se colocar o código da sua estimação no seu site. Vc tem site, certo? (17/n)
Se não tem, construa seu site! É o lugar onde as pessoas vão para pegar seus artigos, no mínimo. Ninguém vai fazer propaganda por vc. Se vc é um escritor, tem que se promover, mesmo que vá só fazer um concurso público no Brasil. O meu é rzeidan.com. (18/n)
Termino com dicas para resumo e introducação. Vc pode escrevê-los no final, mas deve colocar TUDO, inclusive os resultaos e a metodologia, neles. É isso mesmo, vc vai de certa forma repetir os seus resultados principais 4 vezes! 4? (19/n)
4! No resumo, introdução, na apresentação dos resultados e nas considerações finais. E a parte mais bem escrita da sua dissertação TEM que ser o resumo mais introdução. Não importa quão cansadx vc esteja. 99% dos seus leitores vão ler só resumo+intro. (20/n)
Por último, usando o sistema triangular ou não, estilo importa. Vc é um escritor! Seu leitor só vai ser convencido se sua escrita for direta e ao ponto. Nada de enrolação ou vocabulário rebuscado. Nada de termos inúteis. Não crie conceitos ou palavras a não ser que! (21/n)
A não ser que vc esteja criando teoria e o novo conceito seja extremamente necessário. Não use jargão se puder evitar. Ninguém vai se impressionar se vc sabe escrever palavras longas. Escreva de forma clara (até hoje rio de ter escrito “faz-se mister” no meu mestrado). (22/n)
Escrever é prova de resistência. Mas ser pesquisador É ser escritor! Vc só aprende com a prática. É a parte mais importante da sua dissertação depois de encontrar os resultados. Por último, dicas sobre revisão da literatura. (23/n)
Eu não gosto (mas é só preferência) da revisão de literatura logo após a introdução. Vc mal disse a que veio e vai escrever 5000 palavras sobre artigos velhos? Prefiro primeiro uma seção sobre o que EU vou fazer e assim incorporo a literatura. Para? (24/n)
Para contextualizar o leitor no que importa e se relaciona ao que vai ser pesquisado. Outra coisa: sei q vc está preocupado com o tamanho do seu trabalho. ESQUEÇA LIMITE DE PALAVRAS! Te garanto que sua dissertação vai ser aprovada, SE! (25/n)
Se estiver abaixo do limite mas bem escrita e fundamentada. Tamanho não é documento! Sem encheção de linguiça, por favor. Sei que dói não colocar a referência do artigo chato de 1938 q vc teve que ler e resumir. Paciência. É um favor ao seu leitor. (26/n)
Acho que por hj é só. Resumindo: vc agora é um escritor, que não deve esconder seus resultados. E deve demonstrar claramente como repetí-los, usando o mínimo de jargão possível, sem enrolação. Qual o próximo fio? Se a resposta desse fio tb for positiva, vou escrever sobre: (27/n)
Como se comportar com o orientador. Especialmente, como se comportar com orientadores problemáticos (narcicistas, egocêntricos, mau caráters ou até bem intencionados mas distraídos). Mas isso fica para próxima. Divulguem! (Fin)
PS: Pq peço para divulgar? Pq preciso separar tempo para escrever esses fios, deixando de escrever artigos e livros. Faço com prazer se vcs lerem e compartilharem. Pra escrever para 5 pessoas, volto para artigos técnicos. (Finx2).
@winniebueno @_pinheira @tatiroque @goescarlos @lmonasterio mais um fio para alunos de mestrado e doutorado. Tageio vcs pq eu sou chato mesmo. :)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!