My Authors
Read all threads
Em uma foto temos o Príncipe William, da família real inglesa, viajando em linha Low Cost. Na outra, temos o filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, voando para a Índia junto com a comitiva presidencial em avião da FAB.
Esse contraste entre uma Monarquia e uma República é a simplificação de um debate levantado pelo filósofo Hans-Hermann Hoppe em seu livro "Democracia — o Deus que Falhou".
Diz Hoppe: "Sob o pressuposto do autointeresse, todo governo usará esse monopólio da expropriação para o seu próprio benefício, a fim de maximizar a sua riqueza e os seus rendimentos."
Atente que ele fala "todo governo", ou seja, não apenas o Republicano.
Governo para o autor é: "toda agência que se engaja em violações contínuas e institucionalizadas dos direitos de propriedade (expro-
priações)". Neste caso, seja monarquia ou república, as duas incorrem no mesmo pecado.
O que então diferencia um do outro?
"A instituição da propriedade privada governamental molda sistematicamente a estrutura de incentivos, fazendo frente ao governante e influenciando nitidamente a sua condução dos negócios de governo. (...)" +
"(...) Partindo do princípio do autointeresse, o governante tenta maximizar a sua riqueza – i.e., o valor presente da sua propriedade e as suas receitas correntes."
Em outras palavras, a Monarquia, ou, como está escrito, a instituição da prop. privada governamental, zela pela riqueza que confisca por entender é sua riqueza, sua propriedade, que está em jogo. Como diz Nassim Taleb, políticos não são confiáveis por não terem sua pele em jogo.
Isso implica no uso moderado do privilégio da exproporiação do monarca.
Ao contrário da República, que é uma resposta populista aos governos pessoais. Em uma República, o deslocamento do privado para o público, causa uma (nova) distorção na relação entre governante x riqueza.
Neste caso, o dinheiro está sob posse do Estado burocrático, o qual esses governantes estão por ora como administradores. O uso irrestrito e desmedido é consequência lógica da falta de cálculo econômico, falha inerente à atividade governamental pública.
Como diz Hoppe, ainda que o governante quisesse fazer diferente, não conseguiria numa república, pois, este não dispõe do mecanismo correto de incentivo nem de conhecimento acumulado.
A lógica de usar o dinheiro público a todo custo é o inexorável trajeto traçado pela República, pois, se Dudu Bolsonaro não gastar, o PT pode voltar e gastar na guerra cultural, né non?
Que o Estado acabe!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fragment of freedom 🇭🇰

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!