My Authors
Read all threads
Essa imagem causa estranhamento. Talvez as pessoas só sintam pelo Pelé, maior jogador brasileiro, estar vestindo o uniforme da arquirrival da nossa seleção. Mas há outro ponto nela: um jogador negro com a camisa da Argentina. Pense em quantos você já viu. Agora segue o fio:
Segundo estudos, a população negra da Argentina é de, no máximo, 6% (pode ser de 21% em alguns locais específicos do interior), o que provoca algumas indagações, visto que o país foi explorado pela Espanha e chegou a ter cerca de 50% da população composta por negros escravizados.
Há que se deixar claro que os exploradores preferiam escravizar os índios e só utilizavam os negros quando a primeira opção fosse dificultada por algum motivo. Mesmo assim, a compra de negros nos portos de Buenos Aires era enorme.

Então o que aconteceu com os negros argentinos?
Com a abolição oficial da escravidão, as pessoas escravizadas foram abandonadas à própria sorte. Com péssimas condições de moradia, alimentação, higiene e saúde, eles foram os principais alvos das epidemias de cólera e febre amarela nas décadas de 1860 e 1870.
Os que não morreram doentes, morreram nas guerras da Independência, contra o Paraguai e em outros confrontos. Os homens negros do país eram enviados nas linhas de frente sem o menor treinamento/instrução. Imaginem só a facilidade com que morriam enfrentando tropas bem preparadas.
Além dessas situações, tinha o fato de que as mulheres negras não engravidavam de homens negros. Havia uma atenção voltada para que as pessoas escravizadas não se relacionassem, então a taxa de nascimentos era bem baixa.
O argumento dos exploradores era de que gravidez prejudicaria o trabalho e que a mulher poderia morrer no parto, passando a ser menos uma nos afazeres. Algumas de pele mais clara eram estupradas por homens brancos, mas aí as crianças nasceriam "menos negras", menos problema.
Sendo assim, a quantidade de negros diminuiu drasticamente com o passar dos séculos e o que se percebeu foi o embranquecimento da população argentina. Isso, claro, se reflete no futebol. Um exemplo do embranquecimento pode ser visto nos Da Graca, uma família de jogadores.
A maioria dos atletas argentinos negros que tiveram destaque no futebol em seu próprio país atuaram no século passado. Veja os conhecidos:

José Laguna - Huracán (déc. 1910)
Miguel Dellavalle - Belgrano (déc. 1920)
Alejandro de los Santos - San Lorenzo, Huracán (1921/1931)
Rinaldo Fioramonte Martino - San Lorenzo (déc.1940)
Alberto Arcángel Britos Ramos - Independiente (1952/1959)
José Manuel Ramos Delgado - Lanús, Banfield (déc. 1960)
Héctor Rodolfo Baley - Colón de Santa Fe, Talleres, Huracán (1975/1982)
Ernesto Picot - San Lorenzo (1947/1954)
Julio Luis Benavídez - Boca Juniors (déc. 1930)
Jorge Trezeguet - Estudiantes de Buenos Aires, Almagro, Deportivo Español, Sportivo Italiano (déc. 1970)
Miguel Ángel Ludueña - Belgrano, Talleres, Racing, Independiente (décadas 1980 e 90).
Por esses motivos é tão difícil vermos jogadores de pele escura nas escalações da seleção e até nos times (quando tem, geralmente são de outros países).
Agradeço ao @tourinho_victor pela sugestão de pesquisa sobre o tema.
A ilustração do Pelé com a camisa da Argentina foi feita pelo Marco Aurélio Valentim.
E só pra terminar, esse assunto tem mais elementos, mais pontos de vista, mais conteúdo pra ler e discutir. O que postei aqui talvez seja apenas um resumão sobre o tema, um ponto de partida pra gente pensar e continuar pesquisando, ok? Talvez aprofunde mais em um vídeo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with História do Fut11

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!