My Authors
Read all threads
O coronavírus vem esvaziando estádios e paralisando campeonatos ao redor do mundo.

O impacto já é gigantesco e vai muito, muito além do futebol.

Peço licença para deixar de falar do jogo por um minuto e focar em padrões de contágio e epidemias.

Segue o fio aí, vai!
A primeira coisa que a gente precisa entender: nosso cérebro não foi programado para seguir uma coisa chamada crescimento exponencial. É absolutamente antinatural pra gente, então jogue fora tudo que a sua intuição te diz. Ela não servirá para nada nessa situação.
Lidamos muito tranquilamente com crescimento linear. Uma resma de papel com 500 folhas tem mais ou menos 5cm de espessura. Se você colocar uma resma em cima da outra, terá uma pilha de 10cm de altura. Se fizer uma pilha com 100 resmas, chegará a 5 metros.

Até aí tudo bem.
Mas imagine uma folha de papel grande o suficiente para ser dobrada várias vezes. Dobrando ao meio quatro vezes, você chegaria mais ou menos 1,5mm. Se dobrar 18 vezes, chegaria à altura de um prédio de 8 andares. Se fosse possível fazer 23 dobras, passaria da altura do Corcovado.
Isso acontece porque o crescimento é exponencial. A cada vez que você dobra a folha no meio, duplica a espessura. Esse crescimento não é linear, é exponencial. A cada passo,o número anterior é multiplicado e aumenta assustadoramente.
Uma outra historinha… Diz a lenda que o imperador estava entediado e chamou um grande inventor para criar um novo jogo para ele. Assim surgiu o xadrez. O imperador ficou maravilhado e disse que pagaria qualquer coisa. O inventor poderia escolher seu pagamento!
Ouro? Palácios? Terras? Não! O inventor pediu para que fosse colocado um grão de trigo na primeira casa de um tabuleiro de xadrez, dois grãos na segunda casa, quatro na terceira, oito, dezesseis e assim por diante.

O imperador riu da ingenuidade do inventor e aceitou o pedido.
Mas o imperador não entendia o crescimento exponencial. Apenas na última casa deveriam ser colocados 9.223.372.036.854.775.808

O pagamento total seria de 1,2 trilhão de toneladas de trigo, mas ou menos 1.600 vezes a produção anual do mundo todo atualmente.
É por isso que aquelas pirâmides financeiras e Marketing Multinível não funcionam. Eu tenho que chamar duas pessoas. Cada uma chama mais duas que chamam mais duas e assim por diante. Em 33 níveis a população inteira do planeta estará participando.
Esse é o padrão de contágio de um vírus como o COVID-19. Cada pessoa infectada passa o vírus para outras, que passam para outras e assim por diante. Por isso o padrão de crescimento da epidemia é exponencial.

O grande perigo agora é que a velocidade de contágio é rápida. Até agora, o número de casos se multiplica por 10 a cada duas semanas.

Se a epidemia não for contida, pularemos de 100k para 1 milhão de casos em 2 semanas. E um mês depois podemos chegar a 100 milhões de casos.
Agora que entendemos o que é crescimento exponencial e como devemos lutar contra nossa intuição, vou dar um salto delicado aqui. Vou sair da minha área de conhecimento e falar um pouco sobre saúde. Não sou especialista no assunto, então vou deixar vários links das fontes.
A taxa de multiplicação do vírus é afetada por vários fatores. Diminui muito quando as pessoas infectadas não interagem com outras e também quando se mata o vírus antes da contração da doença.
É por isso que todo mundo está entrando em quarentena e se pede para ter mais cuidado com a higiene pessoal. A velocidade com que o COVID-19 se espalha tem a ver com as características do próprio vírus, mas também com nossos hábitos.

saude.estadao.com.br/noticias/geral…
Muita gente vem dizendo que o coronavírus não é nada demais porque não mata tanto quanto outras epidemias. Segundo a OMS, a taxa de mortalidade é mais ou menos 3,4%

Parece pouco, mas é bastante coisa quando falamos em morte

who.int/docs/default-s…
As epidemias de SARS, em 2002, e MERS, em 2012, representavam muito mais risco para indivíduos infectados. A taxa de mortalidade era de 9,6% e 34,4%, respectivamente.

Mas se espalhavam muito mais devagar e foram contidas rapidamente.

businessinsider.com/coronavirus-co…
A epidemia de H1N1 em 2009-2010, por outro lado, cresceu exponencialmente e infectou entre 11% e 21% da população mundial. Algo entre 700 milhões de 1.4 bilhão de pessoas. Mas a taxa de mortalidade não passou de 0.05%

cidrap.umn.edu/news-perspecti…
Em 2019, o Brasil 689 mortes entre 1.489.457 milhões de caso de dengue, com uma mortalidade de 0,04%

agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Mas existe um dado importante aqui: o número de casos de dengue registrados no país em 2019 foi SEIS vezes maior que em 2018. Efeitos do colapso do nosso sistema de prevenção, que coloca o sistema de saúde inteiro sob stress.
Mesmo que ninguém morresse de coronavírus, aproximadamente 11% dos casos evoluem para quadros graves e isso já seria um desastre, já que um especialista de Harvard prevê que o vírus pode infectar 40% a 70% de toda a população mundial.

thehill.com/policy/healthc…
40% dos brasileiros são mais de 80 milhões de pessoas. Se 8 milhões entrarem em estado grave, não teremos estrutura para atender todo mundo. Se a doença atingir números estratosféricos, levará todo o sistema de saúde ao colapso.
A taxa de mortalidade ainda está sendo estudada a fundo. Muitos especialistas acreditam que, no fim das contas, será muito abaixo dos 3,4% divulgados pela OMS. Isso é normal, já que a epidemia ainda está no início.
No entanto, é bom lembrar que essa taxa está ligada também às condições de tratamento. Se todo mundo receber tratamento adequado, ela tende a ser baixa. Mas se o sistema de saúde colapsar, muito mais gente pode morrer.

No Brasil, ainda temos menos de 40 casos confirmados. A epidemia ainda está no começo e não é um risco iminente batendo à sua porta. Porém, um país com casos não significa necessariamente que está melhor. Pode estar apenas “atrasado” no crescimento exponencial.
Aqui entra a responsabilidade das instituições. Podemos imaginar um “viés de cautela”.

Se a previsão do tempo disser que vai fazer sol, mas chover, ela atrapalha muito as pessoas.
Se disser que vai chover, mas fizer sol, no máximo você terá carregado um guarda-chuva inutilmente.
Agora imagine uma situação hipotética: quanto mais pessoas carregam guarda-chuvas, menor é a chance de chover.

É exatamente esse o caso aqui. Quanto mais gente se prevenir, menor é a taxa de contágio e melhora pra todo mundo.
Definitivamente não é hora para histeria e pânico. Não adianta propagar desinformação e anunciar o fim do mundo. A epidemia ainda está no começo e, aparentemente, ainda pode ser contida antes de atingir níveis mais críticos.
Mesmo que você não ligue e não altere seus hábitos, não tente convencer os pessoas de que nada está acontecendo, é só uma gripezinha e tudo vai passar logo.

Olhar o estado da epidemia hoje não é um bom indicativo de como ela estará daqui a um tempo.
Nossos sistemas precisam estar preparados e, do ponto de vista coletivo, é necessário, sim, um estado de cautela. Quanto mais rápido a gente agir, melhor poderemos conter a situação.

Vamos viver nossas vidas sem pânico, mas lembrando de desafiar nossa intuição.
Mais uma vez: não sou médico ou epidemologista. É preciso muito cuidado para falar sobre assuntos tão delicados fora da nossa zona de conhecimento. Os especialistas devem ser ouvidos. Só quis oferecer uma perspectiva diferente para um ponto que, a meu ver, é central.
O Ministério da Saúde lançou um app chamado "Coronavírus – SUS" cheio de informações e combate a notícias falsas. Iniciativa importante. Vale a pena baixar!

Só espero que não acompanhe o discurso de parte do governo de que "é uma gripe nada demais"
O @oatila fez um ótimo vídeo falando sobre o problema do crescimento exponencial, a importância da prevenção e a importância de agir cedo para não levar o sistema de saúde ao colapso

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Téo Benjamin

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!