Lançamos um documento propondo 8 eixos de trabalho para o enfrentamento da crise sanitária, econômica e, sobretudo, humanitária causada pela pandemia da Covid-19.
Segue o fio.
A quarentena temporária em nossas cidades, com o fechamento de pontos comerciais e de concentração de pessoas que não forem absolutamente emergenciais, é necessária. ++
Comunicação importa. Metas transparentes servem como âncoras de expectativa, nas quais a sociedade pode se basear para a construção dos seus planos futuros. ++
Mais do que nunca, o momento exige cooperação entre os diferentes profissionais da saúde.
Hoje não há transparência suficiente sobre a real capacidade do sistema de saúde brasileiro, o que dificulta a mensuração sobre o nível necessário de investimentos.
++
Medida é fundamental para aumentar a eficiência na gestão dos recursos entre as diferentes regiões do país.
++
++
A fome não é uma escolha melhor do que o Coronavírus. Para que a quarentena seja possível, é preciso fornecer uma opção de renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade, que trabalham de manhã para pagar o almoço e a tarde para pagar o jantar.
++
++
Medidas de apoio a negócios devem ser trabalhadas com cautela e ter em vista o extenso papel da iniciativa privada na geração de emprego no país.
++
++
++
Para as empresas que não aderirem às linhas de crédito especiais, deve haver a opção pela suspensão temporária dos contratos de trabalho, mas condicionada à adesão dos trabalhadores ao programa de Liquidação do FGTS.
++
++
A estrutura salarial dos servidores públicos é um grande gerador de desigualdades em nossa sociedade.
Em primeiro lugar, é fundamental estabelecer de fato o teto de salários do setor público, já previsto na Constituição.
++
++
++
O estado de calamidade não deve ser visto como uma oportunidade para atacar as proteções básicas à liberdade e aos direitos individuais que são a base do Estado de Direito e da democracia.
++
++
O engajamento voluntário da sociedade brasileira é inspirador. Não faltam exemplos de empresas e cidadãos que arregaçaram as mangas para ajudar o país a enfrentar esse momento difícil. Mas podemos ser ainda mais efetivos.
++
++
++
++
Isso começa com o diálogo qualificado na elaboração das propostas. Participe!
Leia nossa nota na íntegra: eusoulivres.org/publicacoes/li…