My Authors
Read all threads
Tem vários países que propuseram corte da carga horária com compensação parcial (não integral) do governo no salário. Os mais importantes foram 🇬🇧, 🇩🇪 e outros 🇪🇺. É assim que se faz no resto do mundo. Então qual é o problema da MP 936?
Na Alemanha o governo garante 60-67% do salário. No Reino Unido o governo garante 80% do salário para setores afetados. No Brasil a reposição está sendo menor, pq o governo só está pagando o seguro desemprego ao qual o trabalhador teria direito. Gráfico do @GUlyssea.
Na @folha, @rdahis fizemos uma proposta inspirada no modelo alemão. Corta-se a carga horária em 2/3 e o governo+empresa garantem 100% de quem ganha até 1SM, 83% de quem ganha até 4SM, com maior parte do governo. Mais generoso e aliviando tb folha das empresas.
No nosso cálculo preliminar, com dados da RAIS (censo do mercado de trabalho formal no Brasil), o custo estimado para o nosso cenário seria de R$29bi. É um custo mensal de 0,4% do PIB anual. www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
É preciso tomar cuidado para não demonizar a ideia de que podemos ter **alguma redução do salário, ainda que limitada, para quem ganha mais**. Vetar isso de partida limitaria o universo de políticas que são viáveis para evitar destruição de empregos para o período pós-crise.
Por isso, @tabataamaralsp, @rigoni_felipe, @caleromarcelo, @TiagoMitraud, @tassojereissati e Congresso, vocês podem trabalhar pra melhorar essa MP, mas que seja feito com urgência. O foco aqui é garantir um % maior do salário, mais pra quem ganha menos. Foco na exp internacional.
Se você é assessor parlamentar e quer uma explicação de como fazer as simulações com os dados da que a gente extraiu da RAIS, manda DM. Eu posso até tentar montar umas planilhas simplificadas para facilitar que vocês tracem distintos cenários. Congresso pode ajudar!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Góes, Carlos📈

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!