Profile picture
Felipe Bini @felipebini
, 9 tweets, 3 min read Read on Twitter
Um dia já achei possível a teoria de que Oberyn estivesse envenenando Tywin (e por isso o cadáver dele fedia tanto). Depois, passei a achar improvável por algumas passagens dos livros. Hoje, somando isso a uma fala de GRRM sobre a inspiração para o evento, a rejeito totalmente.
As passagens dos livros que são contra-argumentos a essa hipótese são de Doran. Elas mostram que a vingança que ele e Oberyn queriam empreender tinha prazo longo, e que eles de fato trabalhavam juntos. Seria contraproducente Oberyn envenenar Tywin naquele momento.
A primeira passagem é de Festim, no capítulo "A Princesa na Torre". Nele, Doran diz que Tyrion roubou dele a possibilidade de tirar tudo de Tywin antes de matá-lo. Era, portanto, muito cedo para veneno.
Ainda existiria a possibilidade de que Oberyn não pensasse como Doran, mas isso é refutado em Dança, em "O Sentinela". Nesse capítulo, Doran revela para as sobrinhas que ele e Oberyn trabalhavam realmente muito próximos, ao contrário do que as sobrinhas acreditavam.
A tradução brasileira ficou péssima: esqueceram o "than" e o sentido de que as Serpentes não sabiam da proximidade entre o pai e o tio foi totalmente alterado. De qualquer forma, a passagem deixa claro que seria improvável Oberyn estar envenenando Tywin sem que Doran soubesse:
A declaração de GRRM aconteceu numa entrevista para o portal russo Meduza, no ano passado (meduza.io/en/feature/201…). Ele disse que tirou uma cena da literatura russa: a situação com o corpo de Tywin vem de Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski.
Nesse livro, há um personagem chamado Zossima, um ancião religioso que é venerado quase como um santo. Quando ele morre, o corpo fede muito, ao contrário do que as pessoas esperavam por ele ser "sagrado". A ideia é mostrar que ele, afinal, era mundano como qualquer um.
Estendendo essa simbologia para a obra de GRRM, o fedor no cadáver de Tywin também seria um contraste com a figura impassível e superior que ele ostentava em vida. Depois de morto, a putrefação do corpo deixa claro que ele era na verdade como qualquer um.
Nesse sentido, seria contraproducente para GRRM se o fedor no cadáver fosse causado por um agente externo (um veneno de Oberyn, por exemplo). O significado simbólico pretendido para a cena seria muito enfraquecido se a putrefação não viesse do próprio corpo de Tywin.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Felipe Bini
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!