Profile picture
Luiz Bento @luizbento
, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
Você não acredita em urna eletrônica? Acha que os agentes da URSAL vão interceptar o seu voto no meio do caminho entre a urna e o TSE? Acha que o projeto do Bozonaro de voto impresso é perseguido por quem é corrupto? Se liga na thread.
em cada seção eleitoral temos pelo menos 4 membros, entre convocados e voluntários. Eles participam de todo o processo, desde a abertura até a entrega da mídia com os votos para servidores do TRE. Além dos administradores de prédio (eu) que ajudam na organização geral.
Além disso, cada partido pode enviar fiscais para TODAS as seções eleitorais do país. Sim, o partido do Bozonaro pode enviar um fiscal para cada urna do Brasil para checar se está tudo certo. E eles podem acompanhar o processo inteiro.
Temos também uma fiscalização por sorteio, que acontece em seções eleitorais aleatórias. Antes do início dos trabalhos, juízes, promotores, servidores do TRE e fiscais de partido fazem uma auditoria em urnas já prontas para começar. Sim, auditoria. Além da fiscalização.
Esse ano também teremos uma observação da OEA, que pode acompanhar o processo em qualquer seção eleitoral. É só chegar, se identificar e acompanhar o processo como desejar g1.globo.com/politica/eleic…
O que tudo isso indica? Transparência e publicidade do processo completo. Ah, mas e a urna em si? E o resultado? Bem, espera que tem mais.
Em cada seção eleitoral, em cada urna, é emitido um documento chamado zerézima antes do início da eleição, que demonstra que a urna tem zero votos. Isso é feito na frente de todos (mesários, fiscais, auditores), comprovando que a URSAL não colocou votos extras marotos na urna.
No final, o número total de votos por candidato é IMPRESSO (SIM!!!) em várias vias, que são arquivadas no TRE, entregues a fiscais e colocadas na porta da seção, para qualquer um consultar. Esse ano vai ter QR code, que leva direto pro resultado online para qq um checar.
Então, se os agentes da URSAL não usarem uma capa invisível para ráquear a urna na frente de mesários, fiscais de partido e observadores da OEA, também não poderão ráquear entre o final da eleição e a transmissão de dados pro TSE. Se fizerem, você vai saber.
O que tudo isso indica? Que a urna é inráqueavel? Claro que não. Mas que é muito mais segura e logisticamente viável que voto impresso. Criticar a urna é importante, mas questionar qualquer resultado negativo para você só por ser urna eletrônica é simplesmente antidemocrático.
Sim, eu sou aquele camarada que fica de colete azul na entrada do prédio tentando fazer o seu dia ser o mais tranquilo possível. Sou voluntário, então se puder não me xingar e responder o meu bom dia eu já fico feliz.
Como eu comentei no final da thread, críticas são sempre importantes e passíveis de serem discutidas, com seriedade. Dois links importantes para fechar a thread de forma mais completa.
Preprint do artigo mais recente do Prof. Diego Aranha sobre as vulnerabilidades da urna brasileira. Apesar do conteúdo complexo, a linguagem da introdução e discussão final é bem tranquila researchgate.net/publication/32…
Texto completo da argumentação do MPF contra a norma que previa o voto impresso conjugado ao eletrônico já nessas eleições mpf.mp.br/pgr/documentos…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Luiz Bento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!