, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Urgente: tive acesso há pouco à decisão do ministro Fux de suspender a investigação contra Queiroz e outros assessores da família Bolsonaro. Ele foi provocado pela defesa de Flávio Bolsonaro. Aos pontos:
1. A defesa alega que o MP do Rio usurpou a competência do STF para decidir quais casos julgar após a mudança na regra do foro privilegiado. Como se sabe, o Supremo decidiu que o foro passaria a valer apenas para crimes cometidos durante e em razão do mandato.
1.1. A defesa sustenta, e Fux concorda, que cabe ao STF decidir, caso a caso, se o foro existe ou não. Ou seja, e esse ponto é controverso, o caso - qualquer caso semelhante - teria que subir antes ao STF, mesmo que volte em seguida para as instâncias inferiores.
1.2. A defesa alega, e Fux concorda, que o MP do Rio pediu diligências quando Flávio já havia sido diplomado. Portanto, de modo potencialmente ilegal, sem supervisão jurisdicional.
2. Um segundo argumento da defesa, bem mais controverso, mas muito mesmo, diz respeito ao suposto constrangimento ilegal do MP do Rio ao utilizar informações do COAF sem antes pedir a quebra de sigilo bancário dos envolvidos. (O compartilhamento costuma prescindir de quebras.)
3. A defesa também sustenta que a investigação já deveria ter sido distribuída no TJ do Rio.
4. Fux, como disse, concordou com a possível usurpação da competência do STF e, como consequência, decidiu suspender a investigação até o encerramento do plantão judiciário e o encaminhamento do caso ao relator no Supremo.
5. É importante frisar que a defesa pede a declaração da ilegalidade das provas já obtidas pelo MP do Rio - e que esse ponto será analisado pelo relator.
Comentário: como todo caso criminal relevante no Brasil, o de Queiroz foi parar no STF. Que terá mais um tema difícil para enfrentar logo na volta do recesso. Apesar dos argumentos da defesa, o caso, à primeira vista, parece juridicamente simples - embora politicamente tóxico.
A decisão de Fux, que causará vasta controvérsia:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Diego Escosteguy
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!