Profile picture
, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
Lula segue vendendo que seria vítima de uma prisão política. Eu já entendo que toda prisão é política. Mas que umas são mais políticas do que as outras.
Por exemplo, prende-se no Brasil quem atrasa pensão alimentícia, mas nenhuma mulher é presa por deliberadamente abortar um filho. De alguma forma, a sociedade concorda que não é politicamente conveniente prender a mãe, mas é preciso prender o pai.
Também entendo que o que chamamos de decisão técnica é na verdade uma decisão em que foi politicamente conveniente decidir exclusivamente com base em uma leitura técnica do caso.
Lula tanto sabe disso que, quando acuado pela Lava Jato, resolveu brigar por uma absolvição explorando nada menos do que a política em seus escalões mais altos.
Primeiro, exigiu que Dilma derrubasse o comando da Polícia Federal. Mas a presidente não tinha interesse nisso. Há um bom número de depoimentos de aliados testemunhando que a petista preferia ver o adversário interno fora da disputa de 2014 e 2018.
Quando Marcelo Odebrecht encontra Dilma no México, o empreiteiro não a alerta do risco de a conta suíça ser descoberta. Aquilo era uma ameaça. Ou Dilma protegia o grupo dele — Lula integrava este grupo —, ou este grupo entregaria o que sabia do governo Dilma.
Só ali Dilma passou a tentar conter a Lava Jato. Em vão. Marcelo Odebrecht foi preso. Os emissários de Dilma foram pegos em grampos. Lula foi nomeado ministro, Gilmar Mendes o derrubou numa canetada. Ao fim, Dilma foi afastada.
Lula então passou a usar uma non sense, antecipada e ilegal campanha presidencial para se blindar da Justiça. Foi o maior dos erros dele.
Porque, até então, se a Lava Jato fosse bem sucedida, prenderia o homem que permitiu um saque bilionário à Petrobras. Depois daquilo, prenderia o candidato que se dispunha a inutilizar o combate à corrupção no Brasil.
Para evitar a prisão, Lula mergulhou na política. E isso fez com que a liberdade dele se tornasse o que havia de mais politicamente nocivo para a Justiça do país.
Quando Lula terá liberdade? Quando desistir deste personagem que ele mesmo criou. Passado um ano, no entanto, segue com a mesma postura, mesmo que isso implique em dar cada vez mais força a monstros como Jair Bolsonaro — que agradecem a imprudência com silêncios sorridentes.
Complementando: ao tomar para si o papel de maior ameaça ao combate à corrupção, Lula contamina o PT, aliados e, de certa forma, toda a esquerda. De quebra, ajuda a manter o Brasil refém do fascismo bolsonarista.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marlos Ápyus
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!