, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Eu sou um dos que acham que teremos, no mínimo, 12 anos dessa direita tosca no poder - embora não arrisque a prever como. Mas tem uma tendência que, se confirmada, mostra que alguns realinhamentos muito malucos podem acontecer.
Bolsonaro foi eleito a partir de uma coalizão de:
- evangélicos
- ruralistas
- entusiastas da Ditadura
- direita liberal Novo/MBL
- mercado financieiro
- Lavajatistas
Olavismo é uma força numericamente pequena mas cujo discurso serve pra ligar os elementos desse balaio de gatos.
O perfil do eleitorado de Bolsonaro foi muito mais amplo do que os elementos dessa coalizão. Houve antipetismo, datenismo, fake news, precarização do trabalho, violência urbana, e também uma forma de esperança desse eleitorado, como explica a @_pinheira.
anticast.com.br/2019/04/antica…
O voto ideologicamente motivado foi algo muito menor do que os arquitetos do bolsonarismo gostariam de admitir. O mesmo vale para o voto pela admiração à figura do Bolsonaro. Em muitos aspectos é como se o próprio Bolsonaro fosse apenas o veículo de sua coalizão, não seu líder.
Talvez essa coalizão não esteja realmente procurando um líder, e tenha pouco apreço por alguém que tem um projeto político próprio, que opera numa lógica de valorizar a própria família e a si mesmo antes de todo o resto.
Da mesma forma o Bolsonaro pode estar fazendo mesmo cálculo. Vendo como consegue segurar uma base que lhe garanta o enorme poder que ele detém. Mas com quais aliados? Alguém confia na família Bolso depois do que aconteceu com Gustavo Bebianno?
Paulo Guedes adiciona bom humor do Mercado. Moro tempera a ilusão do Lavajatismo. Os dois são considerados "superministros" que vêm, junto da ala militar, trazer alguma credibilidade ao governo. Talvez Bolsonaro ganhe algo desafiando um ou outro. Mas ...e o contrário?
E se em algum momento o cálculo for o de ganhar prestígio ao desvincular da Bolso família e suas constantes crises internas? Nesse caso 2022 pode trazer configurações de chapa muito inusitadas - se houver eleições. (E não, não acredito que esse governo caia, não se iludam).
Isso seria uma questão de puro pragmatismo. A campanha de 2018 provou que é possível eleger um presidente de direita no Brasil e que a internet é a ferramenta fundamental. Só que muita gente percebeu o mesmo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carapanã
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!