, 13 tweets, 10 min read Read on Twitter
A revelação #VajaJato de hoje - publicada na @Folha, em conjunto com @TheInterceptBr - detalha como Moro e LJ corromperam o sistema legal: usando a ameaça de prisão, para forçar as pessoas a dizer coisas que *não acreditavam*, para conseguir o que queriam: www1.folha.uol.com.br/poder/2019/06/…
Um de nossos primeiros artigos revelou que a LJ sabia que eles não poderiam ligar o caso de Lula à Petrobras, o que significava - como argumentaram os promotores de São Paulo - que Moro não tinha o direito de julgá-lo. Então forçaram Pinheiro a dizer exatamente o que precisavam:
Essa é a chave para esse escândalo: Moro e LJ usaram meios corruptos para "combater a corrupção" - inclusive colaborando juntos. Ao fazê-lo, criaram precedentes que contaminaram as proteções centrais do sistema legal. Alguns aprovam essa corrupção só pq gostam dos resultados.
Na @Folha, leia as mensagens entre procuradores usados. Lembra, nas palavras da @Folha, que eles "indicam troca de colaboração entre Moro, então juiz, e Deltan" e "segundo a lei, o juiz não pode auxiliar ou aconselhar nenhuma das partes do processo" www1.folha.uol.com.br/poder/2019/06/…
Ainda @SF_Moro teve a coragem de chamar o maior jornal do Brasil de "aliados do hackers"? O blogue que é reveladoramente favorito de Moro, @o_antagonista, ainda chamou @folha ou @reinaldoazevedo "cúmplices do hacker"? Ou @Veja, que logo entrará na reportagem? Notavelmente: não.
E para quem perdeu ontem de noite: o maior jornal de Brasília, @correio, destruiu a única tática de Moro: cínica e falsamente sugerindo que o material não é autêntico. Eles verificaram o material com um procurador do MPF que era um integrante dos chats:
Qualquer um que continue a cinicamente lançar dúvidas sobre a integridade do material publicado por nós, @Folha, @reinaldoazevedo e em breve @Veja agora está conscientemente mentindo. Aqui está o repórter do @Correio que revelou a verdade ontem:
Exatamente isso está acontecendo. Obviamente, há pessoas dentro do MPF - como @MoniqueCheker - ainda dispostas a mentir para Moro e Deltan, como ela foi pega fazendo ontem. Mas muitos não, e é por isso que essas verdades estão surgindo agora:
Sim, os partidários de Boslonaro vão gritar nas ruas hoje. Espero que eles se divirtam. Enquanto isso, devido a uma imprensa livre e pessoas de consciência dentro do MPF, a verdade sobre seus heróis está emergindo, e continuará até que não ficam mais dúvidas. #BrasilNasRuas
O comentário de ontem à noite do @gduvivier é vital para assistir: sobre o que #VajaJato revelou sobre jornalismo no Brasil: por que é tão vital para a democracia e, tão importante quanto a mentalidade daqueles que ainda defendem a corrupção de Moro e LJ:
Além de @alexandregarcia - que passou 20 anos na @RedeGlobo apesar de (por causa de) ser o porta-voz da ditadura - a @gduvivier também analisou o blog favorito de @SF_Moro, aquele sempre usado por LJ: @O_Antagonista. Estes são os únicos sites que Moro cita agora:
O que @gduvivier percebe é um ponto-chave: #VazaJato agora não é apenas sobre o abuso do poder e a corrupção do sistema legal por Moro e LJ. Devido às ameaças de Moro contra os jornalistas, é tb sobre o papel de uma imprensa livre na democracia. Assista:
Como funcionou o melhor e mais importante jornalismo das últimas décadas:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Glenn Greenwald
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!