, 9 tweets, 4 min read Read on Twitter
Contribuição sensacional de (@madeiradez): no séc. XVII, auge da Santa Inquisição, a bruxaria era o grande fantasma, a maior preocupação da sociedade europeia - os inquisidores mais abusivos eram direcionados para “combatê-la”, com métodos ainda mais agressivos e arbitrários.
Nesse sentido, a primeira pessoa a trazer racionalidade ao assunto foi um filósofo e padre jesuíta, Friedrich Spee. Um livro com seus textos, Cautio Criminalis ("Precaução para promotores"), de 1631, argumentava que a "verdade" obtida por método inquisitorial penoso era falha.
Focava sua atenção justamente no pior dos crimes, o da bruxaria! Os “Promotores”/inquisidores não só deveriam “agir de forma mais arbitrária e negligente”, mas “prestar mais atenção e cuidado do que em qualquer outro crime capital, a fim de evitar um julgamento ilegal e confuso”!
Nos sécs XVI e XVII, a cidade de Trier era central na caça às bruxas da Alemanha. Mas também foi ali um decisivo passo foi tomado para superar esse triste episódio da humanidade. O corajoso jesuíta contra essa histeria trabalhou por anos na cidade, inclusive escrevendo sua obra:
Seu livro Cautio Criminalis provocou a abolição da queima de bruxas em lugares como Meinz e foi paradigma para o fim gradual da inquisição, especialmente como solução p/ crimes graves.
O paralelo com o atual combate à corrupção, crime que mais escandaliza sociedade, é inevitável!
Como bem dito pelo @madeiradez, a bruxaria do Brasil do século XXI é a corrupção. Combatida deve ser. “Não há dúvidas sobre a gravidade deste crime. E no entanto o acusador deve agir com cautela redobrada. Não se acabará com a corrupção valendo-se dela como mecanismo de combate”.
Mas a gravidade do delito e a histeria coletiva que ele gera (pela justa indignação) não são motivos para relativizarmos limites legais e constitucionais, com os inquisidores mais radicais encabeçando o combate. Não sejamos mais retrógrados que Friedrich Spee, jesuíta do séc. XVI
Spee morreu na Guerra dos 30 Anos, por esforços humanitários até a franceses, de quem pegou a peste. Faleceu e está sepultado em Trier, que visitei. Como confessor de condenadas, motivou-se a escrever anonimamente - seguiu consciência acima da obediência religiosa e ameaças.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Matheus G.
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!