, 11 tweets, 2 min read
Sobre MAVs/milícias digitais e etc.

Eu JAMAIS me referi publicamente ao ativismo digital como MAV ou milícia digital. Nunca gostei da expressão "miliciano digital" porque acho que acaba englobando gente que, de maneira orgânica e legítima, usa suas redes pra defender o governo.
MAV não é um termo conceitualmente errado, porque significa Militância em Ambiente Virtual. Não é exatamente isso que alguns perfis fazem de maneira consciente? Mas ainda assim evito utilizar o termo porque é pejorativo, uma vez que remete às MAVs financiadas do petismo.
Eu não posso checar, com as ferramentas que tenho, se de fato existe um gabinete do ódio, se fulano ou beltrano são chefes ocultos, etc. Por isso não faço ilações desse tipo aqui no Twitter. Entretanto, vivem me acusando de fazer isso simplesmente por RECLAMAR de ataques.
O que eu sei que existe é ataque coordenado de perfis anônimos que se reúnem em grupos de Telegram e/ou Discord, e isso não é segredo pra ninguém. Também já fui atacado por gente de gabinete - embora não possa afirmar se essa atividade faz ou não faz parte da atividade laboral.
Frequentemente vejo por aí a desonestidade argumentativa de alegar que esses perfis fazem "apenas críticas" ou "apenas memes". É mentira. Perseguem e patrulham seus alvos diuturnamente - sempre aliados ou ex-aliados. Não há a mesma patrulha contra perfis de esquerda.
Seriam absolutamente irrelevantes e dignos de serem ignorados SE não houvesse alinhamento estético e de discurso destes perfis com gente de Brasília. De certa forma, conscientemente ou não, estão endossando a política de patrulhamento a aliados.
Eu arriscaria dizer que a maioria de fato é orgânica, mas existe uma minoria centralizadora que é paga. Por quem? Não sei - mas parece trabalho. Não é possível que alguém, de maneira voluntária, passe o dia em atividade tão intensa e dedicada.
Porém, reitero que isso é apenas achismo. Se esses perfis estão sendo pagos ou não, mais dia, menos dia a conta vai chegar. E vão tentar culpar aqueles que, como eu, reclamam do assédio constante. Pq deixar de encher o saco nunca foi uma opção - querem atacar e não ter revide.
Também não tenho nada contra anônimos. O que avilta é o uso covarde do anonimato pra que se mantenham em postura privilegiada de ataques. Mas são apenas memes, eles dizem! Ora, então se são memes inofensivos, que tal mostrar a cara para que os alvos possam fazer memes de volta?
É uma bolha que não reflete a realidade, que vive de turbinar postagens mutuamente e que pensa que a quantidade de likes representa vitória argumentativa e a opinião popular. Mas, curiosamente, não são sucesso de público em nenhum canal fora daqui. Engraçado, não?
Enfim, isso é tudo que eu tinha pra dizer sobre o assunto. Isso certamente vai ser printado, descontextualizado e virar narrativa, ou encontrarão algum subtexto. É a rotina.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with André Guedes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!