, 12 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
1. Passadas as decisões, vem a realidade. Nos EUA, a decisão do Fed em manter os juros inalterados em linha com as expectativas do mercado demonstra que a autoridade monetária continua presa em duas armadilhas, a do fim da curva de Phillips e de liquidez.
2. Nas projeções do Fed, o dotplot (gráfico de pontos) encerra quaisquer possibilidades de movimentações de juros em 2020, transferindo a retomada do ciclo a partir de 2021, ou seja, o comitê está se isentando da eleição americana.
3. Enquanto isso, o que seria um programa emergencial, para cumprir com algumas demandas tributárias está se convertendo em um programa de alívio quantitativo, disfarçado de recompra pontual de ativos.
4. O Repo deveria ter se encerrado há dois meses, porém o volume operado começa a superar os alívios quantitativos - QE (Quantitative Easing). Eis que, como na Europa, os EUA se afundam novamente na armadilha pesada de liquidez e somente o fim da guerra comercial e um ciclo...
5. ...conciso de retomada da atividade econômica abre espaço para nova redução do balance sheet. Resumindo, nada disso consegue ocorrer este ano. No Brasil, o COPOM cortou e deixou a porta entreaberta. Tranquilamente, isto também dá abertura às leituras mais diversas...
6. ...sobre os próximos movimentos de política monetária, podendo inclusive animar os dovish, que podem ler ali o que lhes melhor convir, como um ciclo robusto.
7. A realidade, porém, é de que a inédita taxa nominal está em um ponto altamente estimulativo, conforme citado pelo BC em “o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, em um contexto de transformações na intermediação financeira, aumenta a...
8. ...incerteza sobre os canais de transmissão e pode elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária”. Além disso, o ineditismo tanto da taxa nominal, quanto da inflação, repetimos, demanda ajustes finos, quase de azimute, na condução...
9. ...da política monetária. A inflação de curto prazo em si não é um sinal preocupante, dado seu caráter transitório, porém ela demonstra que está viva e confluente com sua tradicional estrutura, respondendo com velocidade à uma série de eventos conjunturais.
10. Em resumo, o Brasil mudou, os níveis dos indicadores mudaram, porém estruturalmente, a inflação só deixou de ter o componente fiscal pressionado, o restante está vivo e ativo. O BC excluiu a “consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva” e repetiu a cautela.
11. Por este prisma, não descartamos um possível corte de 25 bp, porém ao observar pelo espectro da defasagem de efeitos de política monetária e menções à melhora expressiva da atividade, repetimos, deixou-se uma pequena “fresta” para o afrouxamento, mas não a porta aberta.
12. A manutenção tem mais força, na nossa opinião.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Jason Vieira 💮

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!