, 21 tweets, 3 min read Read on Twitter
Um Problema REPOpotamico. Uma thread, ou "fio" com alguns comentários sobre os eventos recentes relacionados aos Repos e a reação (e não ação) das autoridades monetárias.
Cresce o temor de que os Bancos Centrais estejam perdendo o controle da liquidez, sem sequer saber os motivos por traz disso, mostrando o limite das atuações das autoridades monetárias nas forças de mercado, as quais eles não podem mais conter ou manipular completamente.
Este é um dos argumentos do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, indicando que:
“algo está acontecendo e isso está causando um repensar total do banco central e todas as nossas noções estimadas sobre o que pensamos que estamos fazendo. Nós apenas temos que parar de pensar que no próximo ano as coisas vão ser normais”
Diferente dos EUA, o SPB dá conta do processo em nível local, num instrumento de controle mais restrito do que no exterior, dado o histórico inflacionário do Brasil, que demandava maior velocidade nos processamentos.
O float permite que as instituições bancárias se beneficiem do valor do pagamento em depósito durante o prazo decorrido entre a transação e a liquidação e reduz ou aumenta a liquidez de certos instrumentos bancários, dependendo da competição com seu retorno
Porém, o sistema internacional em diversos aspectos se aproxima mais do americano, levando a eventos como os da noite passada, quando o Banco Popular da China também anunciou um Repo, o qual se une a uma série de outras medidas de liquidez impostos pela autoridade monetária.
Um choque de liquidez, dadas às incertezas globais sobre a atuação e eficácia dos bancos centrais, em especial àqueles que operam sob a égide de juros negativos, seria de proporções inimagináveis, em vista à atual demanda dos mercados, aprisionados ainda na versão inicial do…
…Quantitative Easing (QE) de 2008/2009, mesmo com a redução do balance sheet
O Fed recentemente reduziu a taxa de juros sobre reservas excedentes, diminuindo os juros pagos aos bancos, o que em teoria levaria a maior oferta de liquidez, estabelecendo um piso efetivo aos juros dos empréstimos bancários overnight.
O problema vem exatamente deste ponto, pois ao incentivar tal liquidez, o Fed escancarou o fato de que aparentemente ela não existia. Quando isso ocorre, vem a demanda por taxas sensivelmente mais altas, como o que ocorreu com o Fed NY na semana passada.
Deixou de fazer sentido por parte do Fed tentar manter as taxas baixas para equilibrar o intervalo da política monetária e/ou incentivar a liquidez se a queda abrupta das reservas bancárias se sobrepôs a tudo e elevou a demanda por taxas sensivelmente mais altas.
O mais simples entendimento de oferta e demanda.
Foi quando entrou a necessidade do volume do tal REPO, algo que não ocorria desde os eventos subsequentes à crise do subprime e soou todos os alarmes de problemas.
É a mostra de que o Fed está meramente 'correndo atrás do prejuízo', sem antever o enxugamento de liquidez e as consequentes elevações das taxas intraday.
Para piorar, a questão não tem solução de curto prazo, pois entre as grandes causas de tal enxugamento de liquidez está a demanda crescente do governo americano por funding, dado a elevação do teto dos gastos (viram, como isso não dá certo!) e a baixa reserva interbancária para…
…assumir a amortização destes gastos. O fechamento contábil do trimestre que incrementou a demanda dos bancos por recursos também potencializou o processo na semana passada.
O problema de tais eventos não é a falta de liquidez, a taxa elevada ou as injeções pelo Fed e outros Bancos Centrais e sim a noção de que as autoridades monetárias não anteviram tais eventos com todo o informacional disponível e tem agido de forma a conter suas consequências,…
…mas ainda não sabe lidar com as causas. 'Enxugando Gelo'
Uma conclusão podemos tirar: finalmente a política fiscal de Trump deu com o pé na porta do Fed.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jason Vieira 💮
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!