, 8 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
O ano terminou com uma das medidas mais potencialmente impactantes do governo na área da educação. Quase ninguém viu, mas o MEC teve parte de suas atribuições alteradas. E, em grande medida, para facilitar a influência de empresas privadas na educação superior e básica. Fio!
O Decreto nº 10.195 cita 33 vezes a palavra "privado". O decreto anterior, publicado logo após a posse de Bolsonaro, trazia 8 menções. Isso é simbólico. O que pega é o conteúdo mesmo. Veja:
A a Secretaria de Ensino Superior passa a poder realizar parcerias com empresas privadas, inclusive estrangeiras, “que possam contribuir para o avanço do ensino superior no País”.
Mais explícito? Ela também poderá “intermediar parcerias com o setor privado para obtenção de recursos para o Sistema Federal de Ensino Superior”.
Na educação básica, o elemento "privado" ganha ainda mais força. Empresas e outras entidades particulares poderão, entre outras coisas, participar de programas de formação de professores e demais profissionais para a área, desenvolver e avaliar recursos didáticos e pedagógicos.
Ponto delicado, em que escolas particulares contam com sistemas prontos de ensino, patenteados. Empresas poderão produzir e utilizar “metodologias e recursos educacionais digitais para a educação básica”.
Os assinantes premium da minha newsletter, Brasil Real Oficial, receberam em primeira mão hoje cedo uma análise completa sobre esse decreto. Não conhece ainda? Assina a gratuita pra experimentar: brenocosta.substack.com
Ah, e aqui vai o link do decreto: in.gov.br/web/dou/-/decr…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Breno Costa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!