Dizer que "o Brasil é um país pobre pois é pouco produtivo" é muito abstrato.
Vou usar uma bela explicação prática (do Bernardo Guimarães) para mostrar como as diversas regulações que protegem pequenos grupos explicam o nosso atraso. 👉
Diariamente, milhares de pessoas percorrem essa distância de táxi do aeroporto às regiões centrais de São Paulo e vice-versa...
Da mesma forma, o motorista que leva as pessoas do centro de SP ao aeroporto não pode esperar em uma fila por lá para trazer passageiros de volta à capital.
Isso significa que para transportar mil pessoas do aeroporto para a cidade e mil no sentido inverso, são feitas ~2 mil viagens entre SP e Guarulhos.
Contudo, para cada indivíduo que tem seu próprio mercado, as restrições aos motoristas de outras praças fazem sentido e são importantes.
Da mesma maneira, o motorista de táxi de SP também não quer permitir que seu colega de Guarulhos faça corridas começando na capital.
Cada um tem e busca um privilégio que exclui os outros da possibilidade de competir, um crédito barato ou alguma outra forma de subsídio que implica taxar os outros.
Para o país como um todo, O RESULTADO É QUE DIRIGIMOS POR 56 QUILÔMETROS PARA TRANSPORTAR UMA PESSOA POR 28 QUILÔMETROS.
Assim, somos menos produtivos e mais pobres"
O aeroporto de guarulhos foi inaugurado em 1985. Esperamos todo esse tempo e nada...
Agora um táxi não precisa mais dirigir 56 KM para transportar uma pessoa por 28 KM...