My Authors
Read all threads
Fui surpreendido ontem por uma péssima matéria jornalística (hoje em dia, é quase uma tautologia escrever "péssimo" e "jornalismo" na mesma frase) tentando lançar a pecha de "nazista" sobre o meu amigo @r_nog, um dos intelectuais mais competentes dessa geração.
Rafael Nogueira foi chamado, sem mais nem menos, de "goebbolsonarista" pela ridícula matéria de UOL e Le Monde. O motivo? Ele é "monarquista". É uma tolice própria de jornalistas mais interessados em falar bobagens para prejudicar, quando se sabe que Hitler odiava monarquias.
Mais que isso: uma das principais oposições ao regime nazista foi uma monarquia, a britânica, sob a chefia do Rei Jorge VI.

Churchill mesmo reconhecia que, sem Jorge VI, a Inglaterra não teria enfrentado tão valorosamente os nazistas.
Apesar da tolice que é fazer uma ligação tão ridícula e estúpida entre monarquia e nazismo, nada depõe tanto contra essa tentativa de difamação quanto o próprio caráter e o trabalho de Rafael Nogueira.
Rafael Nogueira é um intelectual sério, honesto, com uma memória colossal, uma erudição invejável e grande conhecimento do pensamento político ocidental e do brasileiro. Estar na Biblioteca Nacional, como ele está, não é favor: é quase como "lugar próprio", peixe na água.
Quando o nome de Nogueira foi cogitado para a BN, ele me ligou e perguntou o que eu achava. Eu disse que não conseguia ver ninguém melhor para estar ali, mas que ele avaliasse isso diante do seu plano de vida e de sua vocação, pois ele não precisava disso -- só o Brasil ganharia.
Sabíamos que ele enfrentaria oposição e que matérias ridículas como essa surgiriam -- um contratempo que ele, por exemplo, não precisava, pois possui uma carreira intelectual e de professor em ascensão. Mas Rafael pensou no que podia colaborar para o Brasil e topou o desafio.
Às vésperas do Bicentenário da Independência de nosso país, ninguém melhor do que um grande conhecedor do pensamento dos fundadores do Brasil para chefiar uma instituição que acompanha o nascimento de nosso país, como a Biblioteca Nacional.
É evidente, porém, que a verborragia midiática, ao acusar um intelectual do porte de Nogueira vom tais baixarias, apenas reflete a tradicional invejinha e o desprezo pela inteligência, que marcam, como uma doença, muitos momentos da história brasileira.

Todo meu apoio a @r_nog.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Taiguara Fernandes de Sousa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!