, 12 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
🌏Como o mundo descobriu a existência dos campos de concentração.

A libertação desses campos de extermínio ocorreu em meio ao avanço em direção a Berlim dos exércitos soviético, americano e britânico. Confira #thread
Ao final da guerra, a libertação dos primeiros campos de concentração teve pouco impacto, mas as imagens que os Aliados descobriram nos locais, inicialmente censuradas, por fim fizeram o mundo tomar ciência dos horrores do Holocausto.
A libertação desses campos de extermínio ocorreu em meio ao avanço em direção a Berlim dos exércitos soviético, americano e britânico.
Começou em 24 de julho de 1944, com a descoberta de Majdanek (nos subúrbios de Lublin, Polônia) pelo Exército Vermelho, e terminou em 8 de maio de 1945 com a libertação de Theresienstadt (ou Terezin, na República Tcheca), no norte de Praga.
Desde junho de 1944, o teórico da Solução Final e chefe das SS, Heinrich Himmler, ordenou a evacuação antes da chegada dos aliados e a transferência dos detidos para outros campos de concentração.
A ordem dizia respeito, em primeiro lugar, aos campos localizados nos países bálticos, ameaçados pelo avanço do Exército Vermelho. Antes de fugir, os oficiais das SS tinham a ordem de apagar todos os vestígios de seus crimes.
Assim, a libertação de Auschwitz-Birkenau (Polônia) pelos soviéticos em 27 de janeiro de 1945 foi precedida pela dissolução progressiva do complexo a partir do verão de 1944 e pela evacuação de mais de 60.000 detidos.
Quando o Exército Vermelho chega, só descobre cerca de 70.000 prisioneiros, incapazes de andar e seguir seus companheiros nas "Marchas da Morte".
A descoberta dos primeiros campos não tem um grande impacto na opinião pública. As comissões de investigação da Rússia e da Polônia tiram fotos em Majdanek e Auschwitz e os serviços fotográficos do Exército dos Estados Unidos registram Struthof.
Na França, em particular, as autoridades não querem alarmar as famílias sobre o destino dos "ausentes" (deportados, prisioneiros de guerra, recrutas forçados).
Um verdadeiro ponto de virada no tratamento da mídia a respeito da tragédia ocorre em 6 de abril de 1945, com a descoberta do campo de Ohrdruf, um anexo de Buchenwald (Alemanha).
Veja a matéria completa no link. 👇

Como o mundo descobriu a existência dos campos de concentração: bit.ly/37j3ANf
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O POVO Online

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!