My Authors
Read all threads
Existe um setor de centro-esquerda que briga mais com a esquerda radical do que com a direita. E alenta a ideia de uma "frente democrática" que, embora lhe seja cômodo social, política e economicamente, não é real, não funciona (segue).
O tal do "Centro" é a centro-direita e algo até mais à direita. Mas ele prefere se chamar só de "Centro" para enganar incautos e bobinhos, e deixar a marca da "direita" só para a extrema-direita, que curte a ideia.
Mas há quem esteja na Direita e seja contra Bolsonaro. Mas está contra por duas únicas questões: (1) Bolsonaro sacou que não precisa dividir tanto assim o poder para fazer um governo como o dele, o que exclui muita gente; (2) Questões culturais e comportamentais.
Quando eu falo em questões comportamentais, eu não estou dizendo que não seja importante, mas que liberais à direita e à esquerda só pensam nisso não como universalidade, mas como privilégio de classe e até de raça.
Grande parte da direita rebelada, isso inclui MBL e quetais, só o é porque não tem e não terá espaço no executivo.
Já o "Centro" discorda de algo mais do que filigranas e participação, mas ele concorda com a austeridade econômica e o que é mais importante: o modelo e o sistema econômico.
Seja o MBL ou o Maia, eles estão em desvantagem em relação a Bolsonaro porque acreditam na possibilidade dessa política econômica sem essa política mais geral. E o próprio Guedes que eles empoderam diz que não.
A centro-esquerda se engana e/ou engana com a ideia de uma frente democrática ampla, porque precisa acreditar que esses rachas à direita são mais do que fatos episódicos ou pessoais. Mas seria muito conveniente pra ela que fosse, pelo comodismo nas relações sociais e políticas.
Os sindicatos caíram nessa ilusão já bem antes e explodiram. A centro-esquerda está acreditando que fazer um jogo institucional com a direita não-bolsonarista é caminho, mas esquece de combinar com os russos.
Enfim, quando o pragmatismo é muito, ele desanda para um idealismo atroz, e ainda entrega o comando da luta para arrivistas de toda ordem, que sempre vão se inclinar para o lado mais forte e poderoso.
Hoje, eu vi manifestações surreais sobre a nomeação de Regina Duarte para a Cultura. E nem para disfarçar, ela continua falando em combate a marxismo cultural etc. E vem gente pedir ponderação.
Enfim, organizar os trabalhadores e atuar junto com o povo ninguém quer.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Hugo Albuquerque

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!