My Authors
Read all threads
Curiosidades do Japão: dia 13/02/2020

Hoje eu vou fazer um post extra-polemico que me foi solicitado pelo curious : como raça é compreendida no Japão e como questões raciais são vistas la.
Já vou avisando: esse tema é complexo demais para resumir em apenas um fio. Então aqui eu irei só apresentar a pontinha do iceberg, uma introdução ao tema e depois se vcs quiserem basta pesquisar e ler mais
A primeira coisa que precisamos saber é que Raca (人類 jinrui) não é baseado no conceito eurocentrico de raças. Então termos como amarelo, negro e branco, ou mongoloide, caucasiano e aborígene por ex só entraram no Japão com os estudos sociológicos europeus.
A percepção de raça no Japão e mais próxima da noção de etnia/nacionalidade do ocidente.
Então: enquanto um chinês e um coreano são vistos no ocidente como a mesma raça (amarelos)no Japão eles são vistos como raças diferentes.
Porém brancos e negros formam um grupo uniforme.
Ou seja: um branco europeu e um branco americano são vistos somentes como brancos. E um negro americano e um negro somali são vistos somente como negros.
Isso justamente pq existe uma relação histórica muito fraca do Japão com Europa/América/África e muito longa c/ resto da Ásia
Quando falamos em racismo no Japão (人類差別) as pautas mais discutidas são a discriminação contra coreanos, chineses, taiwaneses, pessoas do Sudeste Asiático e povos indígenas (ainu e okinawanos).
A anti-negritude é até discutida mas quando o Japão e inserido em contexto global
Existem diversos estudos e depoimentos sobre a discriminação contra pessoas negras no Japão. E é inegável que existe um sentimento de anti-negritude no país.
Porém não podemos deixar de reconhecer que grande maioria dos negros que estão no Japão são dos EUA e do Reino Unido.
Esse detalhe é muito importante de ser considerado quando pensamos em raça no Japão por dois motivos: políticas de acesso (onde esses corpos ocupam a sociedade) e invasão militar (lembrando que grande parte do exército americano é formado por soldados negros e latinos)
Uma pessoa negra (assim como no ocidente) terá menos acesso que pessoas brancas em lugares públicos e terão menos chances de ocupar cargos de poder por causa do racismo. Porém, se essa pessoa for de um país falante de língua inglesa ele terá mais chances de emprego que chineses
O sentimento anti-chinês e anti-coreano é extremamente forte no Japão como resquícios da colonização japonesa e propaganda imperialista na segunda guerra. E recentemente um sentimento anti-Sudeste asiatico tem aumentado por causa da imigração de vietnamitas e filipinos.
Manifestações contra esses povos pedindo a expulsão e fechamento de associações e escolas para imigrantes, negação de serviço e até perseguição policial infelizmente são comuns.
E não que não exista esse movimento contra brancos e negros tbm. Porém são menos comuns
Talvez eu continue essa linha outro dia pq ela já está bem comprida, mas O que eu quis apresentar é: algumas das complexidades do debate sobre raca in loco. Tem muito mais coisa, mas não dá pra falar de tudo em uma linha do tt
Entao quando vcs falam que o Japão não fala sobre racismo. O que vcs querem dizer é que eles não falam sobre racismo segundo a visão ocidental de raça. Pq estudos, pesquisas e movimentos sociais contra a discriminação racial segundo o que eu apontei são bastante estudados
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Seu Prof de JP

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!