My Authors
Read all threads
Gostaria de compartilhar uma ou outra reflexão sobre nossa relação atual com a pobreza. Afinal, estamos sob o signo do Papa Francisco. Uma espécie de Francisco de Assis do século XXI. (segue o fio)
1) O Papa retoma, surpreendentemente, o que em religião se denomina “carisma” (o toque divino que nos distingue) franciscano: uma relação especial com a natureza e com a pobreza.
2) Francisco de Assis adotou uma percepção muito próxima da que nossos indígenas (como os Krenak) têm em relação à identidade de animais, plantas, rios e montanhas. Os Krenak chegam a dar nome às montanhas e identificam suas “famílias”.
3) Mas, hoje, gostaria de comentar a relação com a pobreza sob a perspectiva do nosso ideário social. Para mim, foi Clara de Favarone, a Santa Clara, que mais ousou neste tema. Sua ousadia escandalizaria neste 2020 como escandalizou naquela Idade Média do século XIII.
4) Este foi o período em que as cidades se impunham sobre os feudos. Era assim em Assis A pobreza campeava. Assis se dividia entre a parte dos “maiores” (a nobreza) e dos “menores” (os pobres e os desvalidos, como os leprosos).
5) Talvez, justamente em função desta transição social, começaram a se multiplicar pequenas comunidades cristãs, totalmente à margem da estrutura oficial eclesiástica. Retomavam a tradição das comunidades cristãs primitivas, onde a caridade se plasmava na partilha com todos.
6) Aos 18 anos, Clara abandonou sua vida de luxo. Vivia num castelo, filha de um nobre. Se juntou à comunidade de Francisco e, em seguida, formou em São Damião (uma antiga capela próxima de alguns hospícios, em Assis) uma comunidade cristã feminina.
7) Desde o início, rompeu com diversos cânones. Resistiu a assumir a função de abadessa. Se negou á clausura plena, porque queria ter contato com os pobres e com a vida social. Vendeu sua herança e distribuiu o dinheiro arrecadado aos pobres
8) Clara dialogava com o “movimento pauperístico” que alimentou um movimento de leigos no século XII. Um retorno ao ideal das primeiras comunidades cristãs: vida comunitária, vida apostólica, a identidade com a pobreza.
9) No caso das mulheres, dialogava com a experiência do movimento das beguinas (possivelmente, o nome se relaciona com a vestimenta de cor bege), que se espalhou pelo norte da Itália, Bélgica e Alemanha. Um movimento totalmente à margem da estrutura eclesial
10) O movimento das beguinas se orientava por uma vida sóbria e instalavam suas comunidades próximas a leprosários ou hospitais. No século XIII, este movimento chegou a envolver 6% da Bélgica e 10% da população de Colônia.
11) Toda esta história para refletir sobre nossa relação contemporânea com a pobreza. Vivemos um período de transição social como a do período de Francisco e Clara, em Assis. Contudo, ao contrário daquele período, o ideário social rejeita a pobreza como se rejeitava a lepra
12) Não há qualquer questionamento em relação ao absurdo de existir bilionários neste mundo, uma condição de vida que vai muito além do necessário e que, para se manter, necessita produzir mais, destruindo a natureza e as relações humanas.
13) Parece estranho que, à beira do abismo, tenhamos a convicção que o melhor é dar um passo à frente.
Enfim, neste domingo de Carnaval, acordei com esta inquietação: por que, afinal, não ter uma vida de opulência ou ostentação é sinal de fracasso pessoal?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rudá Ricci

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!