My Authors
Read all threads
Essa história de que Bolsonaro é anti-democrático porque está pressionando o congresso faz tanto sentido quanto a ideia de que ele está perseguindo a imprensa por criticar jornalistas.

Sentindo nenhum, no caso. Estão confundindo pessoas com instituições.
Pressionar as pessoas é próprio da política. Toda agente político precisa defender suas posições no debate público. As regras do debate podem ser mais ou menos polida, mas sempre vai ter um elemento de pressão retórica apelando para o emocional, cômico, etc.
O que seria anti-democrático seria atacar diretamente as instituições. Por exemplo, ser contra a imprensa seria criar mecanismo para tirar jornais de circulação, prender jornalistas, etc. Ser contra o congresso, no mesmo sentido, seria tomar decisões que seriam próprias do...
... legislativo ou ignorar decisões do legislativo ou prender deputados, etc. Bolsonaro nunca fez nada disso: ao contrário, ele sempre crítica as PESSOAS que ocupam esses cargos dizendo que não estão fazendo seu papel direito. Ora, isso é obviamente o contrário de desrespeitar...
... as instituições. Isso é fazer o jogo normal da política.

Quem é realmente anti-democratico é quem tenta fugir das críticas se identificando com as instituições. O sujeito leva uma chamada e, em vez de responder o assunto, leva pra uma questão geral: “as instituições...
... estão sob ataque!”. Ao fazer isso, essas pessoas estão na verdade sufocando o debate. É um autoritarismo disfarçado.

E vejam que eu nunca vi Bolsonaro fazendo o contrário. Quando criticam ele, ele nunca diz: “estão ofendendo a presidência, que absurdo!”.
Se ele começasse a fazer isso, aí sim eu veria sinal de autoritarismo. Confundir cargo é instituição é o problema. Responder com firmeza não é autoritarismo : é participar do jogo político. É o que todo os militantes querem que seus líderes o façam.
Dito isso, é claro que é legítimo ir para as ruas e pressionar o legislativo. Porém, eu também acho que esse mecanismo é pouco efetivo. O povo está querendo participar da política sem encontrar meios eficazes de fazê-lo. Tem muita energia popular, mas os canais oficiais..:
... não ajudam, inclusive com a mídia dizendo que é fascismo o povo querer influenciar a política — uma exata inversão da realidade.

Creio que essa energia devia ser canalizada na direção de democratizar o parlamento. Alguma coisa como voto distrital poderia ser a solução.
Atualmente, o congresso não tem o mesmo nível de sanção popular e por isso é tão difícil negociar com eles. Um sistema eleitoral mais direto poderia mudar o jogo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Lucas Mafaldo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!