My Authors
Read all threads
Siga o fio: 'Quem salva uma vida é como se salvasse o mundo inteiro'. O que dizer, então, de quem salva mais de 30 mil pessoas da morte, à custa da segurança de sua família e da sua própria?

Foi o que fez Aristides, cônsul de Portugal em Bordeaux, no sul da França em 1940.
Na primavera de 1940, quando os nazistas invadiram a França pelo norte, muitas pessoas da população judaica tentaram fugir do país em direção ao sul. Para cruzar a fronteira, precisavam de vistos da Espanha e de Portugal.

Com outros refugiados, dezenas de milhares de judeus
cercaram o consulado português em Bordeaux numa tentativa desesperada de conseguir o pedaço de papel que SALVARIA SUAS VIDAS.

O governo português proibiu que seus cônsules na França emitissem vistos sem aprovação prévia do Ministério do Exterior, mas Aristides decidiu
desobedecer a ordem, jogando pela janela 30 anos de carreira diplomática. Enquanto tanques nazistas rodavam pela cidade, Aristides e sua equipe trabalhavam sem parar durante dez dias e dez noites, quase sem dormir, emitindo vistos, carimbando pedaços de papel.

Chamado de volta a
Portugal, o cônsul foi punido por Salazar por desobediência, tendo a aposentadoria da carreira diplomática antecipada, sem qualquer rendimento. Desprezado e condenado ao ostracismo, faleceu pobre e esquecido, em 1954, deixando sua esposa e filhos em situação de extrema penúria.
Mas, até o final de seus dias, jamais se arrependeu de sua atitude, pois, como costumava afirmar: "Se tiver que desobedecer as ordens, prefiro estar com D'us e contra os homens, do que com os homens e contra D'us". #FotosDeFatos
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fotos de Fatos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!