Quando a Bolsa brasileira tem queda acima de 10% é acionado um mecanismo chamado de circuit breaker, que suspende os negócios.
Siga o fio e relembre as últimas vezes em que isso ocorreu. 🧶
economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Em 1997, em meio à crise dos Tigres Asiáticos, os negócios foram interrompidos em 7 e 12 de novembro. bit.ly/2wKdbPS
Um ano depois, 1998, na crise da Rússia, foram cinco interrupção das operações por baixa de 10%, sendo que no dia 10 de setembro o mecanismo foi acionado duas vezes. bit.ly/2wKdbPS
Aqui cabe explicar: quando acionado pela 1ª vez no dia, as negociações são suspensa por 30 min. Depois de reabrir, se a oscilação negativa seguir e atingir 15%, os negócios são interrompidos por uma hora. Entenda:
economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Depois, novas interrupções ocorreram na crise cambial brasileira, durante o governo FHC. Em 13 e 14 de janeiro de 1999, o circuit breaker voltou a ser acionado. bit.ly/2wKdbPS
Não precisamos falar do quanto a crise financeira mundial afetou a Bolsa naquele ano, após o pedido de concordata do banco Lehman Brothers nos EUA. O circuit breaker foi acionado seis vezes:
29/09
6/10 (2 vezes)
10/10
15/10
22/10
economia.estadao.com.br/noticias/geral…
O circuit breaker foi acionado pela última vez em 18/5/2017, quando veio a público um áudio de Joesley Batista, dono da JBS. Na mensagem, ele autorizava Michel Temer a comprar o silêncio de Eduardo Cunha, sobre esquemas da Lava Jato.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…