My Authors
Read all threads
Não há evidências científicas que sustentem a informação que está sendo divulgada de que Vitamina D pode prevenir casos mais graves de covid-19.

Segue a #aulacordel para entender melhor de onde surgiu essa informação sem base científica.
Desde quarta feira (25/03), diversos meios de comunicação brasileiros - inclusive vários de grande alcance - divulgaram a existência de um "estudo" que indicaria que os idosos internados na Itália com covid-19 teriam deficiência de vitamina D.
A notícia surgiu primeiro no jornal italiano La @Repubblica com o sugestivo título de "Coronavírus, estudo da Universidade de Turim: tomar mais vitamina D para reduzir o risco de infecção".

torino.repubblica.it/cronaca/2020/0…
A matéria fala de um 'estudo' realizado pelos professores Giancarlo Isaia, e de Histologia, Enzo Medico que indicaria níveis baixos de Vitamina D nos idosos com formas graves de covid-19. Nenhum dos dois é infectologista ou virologista.
A menção ao tal 'estudo' foi reproduzida de forma automática por diversos jornais e portais de notícias brasileiros.

Na verdade, dizer que os idosos italianos internados tinham baixas taxas de vitamina D pode não querer dizer muita coisa.
Imagine que pesquisassem se os idosos italianos internados por covid-19 consumiam macarrão. Certamente as taxas seriam altas. Alguém vai arriscar dizer que a causa do agravamento do covid-19 é o consumo de pasta de la nonna?
Claro que não! Para isso seria necessário investigar se os internados consumiriam mais pasta do que os que não foram internados. Isso é ainda mais necessário diante do fato de que a população idosa italiana em geral é candidata a hipovitaminose D.

corriere.it/salute/19_magg…
Mas é ainda pior do que isso. O tal 'estudo' citado pelo La @Repubblica não é um estudo empírico. Se os doutores Isaia e Medico mediram níveis de Vitamina D, não publicaram isso em lugar algum que se pudesse encontrar. O estudo empírico parece simplesmente... não existir!
O que eles divulgaram foi um RELATÓRIO de apenas três páginas para a Academia de Medicina de Turim que unicamente levanta a HIPÓTESE de que a vitamina D - também chamada de calciferol - poderia ter um papel na prevenção de formas mais graves de covid-19.

unitonews.it/storage/2515/8…
Os médicos então simplesmente inventaram essa história de suas cabeças? Não. Existe base científica, ainda que fraca, para tal hipótese. No texto apresentado há pelo menos nove achados apresentados que sugerem que um POTENCIAL efeito antiviral da vitamina D merece ser estudado.
Isso, porém, está muito, mas muito longe de ser considerado uma evidência científica de efetividade.

Isso significa dizer que não há ainda cabimento em recomendar banho de sol e suplementação alimentar com vitamina D para prevenir formas graves de covid-9.
Só para vocês terem uma ideia, o nível de evidência aqui é ainda mais fraco do que a fraca evidência de que a hidroxicloroquina e a cloroquina sejam eficazes no tratamento (apesar do que diz @jairbolsonaro).

O próprio La @Repubblica publicou ontem (28/03) um outro artigo sobre o tema no qual a autora é bastante clara sobre o assunto: "Vitamina D contra o coronavirus? Só uma hipótese". Ela também deixa claros os limites do que foi previamente publicado.

repubblica.it/salute/medicin…
Por isso, lamento muito. A Samara Felippo pode estar tomando sol no Instagram de sua quarentena, mas não dá para dizer que ela está necessariamente se prevenindo contra o coronavírus.

revistamarieclaire.globo.com/Celebridades/n…
O Brasil é, no geral, um país extremamente ensolarado. Na maioria de nossas regiões e para a maioria das pessoas não é necessária a suplementação alimentar com vitamina D, diferente da Itália.

Porém, já há casos e óbitos por covid-19 nas regiões de maior insolação no Brasil.
Ao contrário, em vários locais do Brasil (vários deles com casos e óbitos já registrados) o sol é que pode ser um perigo - no caso, de câncer de pele e catarata.

Mas tomar sol pode fazer bem para a mente e o corpo durante o isolamento, desde que tomados alguns cuidados.
* Evite o sol depois das 10h e antes das 16h.

* Use protetor solar nos horários mais quentes.

* Para manter seu estoque de vitamina D, tome sol sem protetor solar nos horários saudáveis de 45 min (se for negro) até 15 min (se for muito branco), algumas vezes por semana.
Para concluir, vale um puxãozinho de orelha nos meios de comunicação que reproduziram de forma irrefletida a existência do tal 'estudo'. Eu sugiro fortemente para eles que escutem especialistas no assunto e publiquem novas matérias explicando melhor essa história.
Todo mundo está muito ansioso. A imprensa oficial não deve incentivar a propagação de desinformação científica justamente agora, não é mesmo?

Fica a dica para @UOLNoticias, @dw_brasil, @em_com, @Veja, @RFI_Br, @Poder360 e vários outros.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with LF Tófoli

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!