Porém, nem sempre isso resolve a complexidade do momento.
Às vezes você tem um cenário A com 35% de chances (relativamente baixo), mas ainda....
É isso que acontece na minha visão do coronavírus. Tem cenários A, B, C e D disputando minha atenção, sem nenhum ganhar a vantagem clara.
Isso não é o fim do mundo, mas também não é nada bom (o influenza já causa problema pra caramba).
Ainda de acordo com esse cenário, o número de mortes será bem mais baixo do que as previsões mais pesadas, mas ainda significativas.
Ainda nesse cenário, o mais provável é que os países alternem medidas de contenção e liberação. O vírus seria pesado o suficiente para assustar a...
Sendo assim, eu imagino um retorno parcial às atividades em maio, em um cenário recessivo até a próxima onda (lá para o final do ano), seguido de mais recessão e restrição.
Eu acho que esse é o cenário mais provável no momento, mas (um grande "mas")...
Um cenário mais positivo também me parece possível: imunidade de rebanho lá por agosto/setembro e o vírus não se torna crônico. Teremos o melhor natal em muito tempo.
Além disso, diferentes blocos de poder podem aproveitar o momento para iniciar...
Pode não dar em nada, mas tem uns 10% da bronca ser enorme. É aquele cenário de baixa probabilidade, mas alto impacto.
Nesse caso, o problema é a falta de redundância. Os sistemas tentaram ficar mais eficientes reduzindo a "gordura", mas...
É uma coisa análoga a deixar todo o patrimônio investido e não ter liquidez para uma emergência. No tempo de alta, parece uma estratégia genial. Depois, quando cai, a gente percebe que estava com risco demais.