Profile picture
Além das Sombras @AlemD4sSombras
, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
[THREAD] A gente vai contar agora uma história bem didática que aconteceu entre 1536 e 1541 com um cara chamado Michelangelo enquanto ele pintava um afresco, chamado "O Juízo Final", num lugar chamado Vaticano. Para refrescar a memória, a obra é essa daqui:
Pois bem, quando Michelangelo estava terminando aquela trabalheira que era pintar uma parede de quase 14m de comprimento por 12 de largura, o mestre de cerimônias do papa, Biago da Cesena, foi avaliar a obra em termos de moral e pudor. E viu as 400 figuras todas nuas, peladonas.
Daí, Biagio, o padreco, falou para Michelangelo que a obra não era aceitável, porque aquele era um lugar onde as pessoas se ajoelharia, rezariam, olhariam para o alto e iam encarar um monte de pirocas e xexecas para todos os lados. Falou que Michelangelo devia cobrir tudo.
Michelangelo, q tinha muito apoio de um lado da igreja q queria ver o renascimento e as ideias iluministas florescendo, ñ fez nada. Não cobriu um pingolim. Mas colocou uma figura extra na pintura: Biagio da Cesena, com orelhas de burro e c/ uma serpente engolindo adivinha o quê?
Michelangelo entregou a obra com todo mundo nu e com o padreco retratado daquela forma especial. 24 anos depois, quando Michelangelo já tinha morrido, o lado conservador da igreja conseguiu cobrir as pirocas e xerecas. Mas Biagio da Cesena ñ ganhou paninho nenhum.
Na época em que conseguiu finalmente ver os pingolins cobertos, Biagio da Cesena pode até ter pensado que venceu. Mas Michelangelo acabou eternizado como um dos maiores artistas da história da humanidade.
Já Biagio da Cesena só foi eternizado por um motivo: suas orelhas de burro e seu pingolim engolido por uma serpente. Na obra do mestre Michelangelo.
Perdão pelos errinhos de concordância e grafia no meio da thread. Mas x contadorx de história estava brigando com o TweetDeck e deixou os errinhos passarem...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Além das Sombras
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!