, 27 tweets, 14 min read Read on Twitter
THREAD: 25 recomendações de livros e autores negros sobre diversos temas.
Olhos D'água, de Conceição Evaristo

Em Olhos d’água, a autora denuncia a violência urbana e a pobreza que acometem a população afro-brasileira numa sociedade excludente como a nossa. Seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres que partilham suas experiências.
O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento

Abdias do Nascimento é uma referência quando se fala em direitos dos negros no Brasil. Neste livro, ele ajuda a desconstruir o mito da “democracia racial” brasileira por meio de testemunhos pessoais, reflexões e críticas.
A cor púrpura, de Alice Walker

No livro, a história é contada por meio de cartas dirigidas a Deus e à irmã da protagonista, cartas que narram a trajetória de uma garota que é abusada pelo pai e obrigada a casar com o patrão branco. A obra rendeu um Pulitzer.
Quem tem medo do feminismo negro? de Djamila Ribeiro

O livro reúne artigos publicados por Djamila na revista Carta Capital. A autora recupera memórias de sua infância e discute temas como silenciamento, mobilização nas redes, cotas raciais e as origens do feminismo negro.
Na minha pele, de Lázaro Ramos

Na obra, o ator Lázaro Ramos escreve um livro sobre as próprias vivências, mas não se trata de uma simples autobiografia... Nela, o autor também promove reflexões sobre ações afirmativas, questões de gênero e discriminação racial.
A menina transparente, de Elisa Lucinda

Texto lúdico, divertido e misterioso para os pais lerem com as crianças, como uma brincadeira de adivinhação a autora exercita a fantasia e fala das belezas da vida, além disso o livro apresenta belas ilustrações.
Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

Carolina é considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil. Passou boa parte da vida morando na favela do Canindé, em São Paulo, enquanto escrevia diários que viraram livros.
O Atlântico Negro, de Paul Gilroy

O sociólogo Paul Gilroy defende a necessidade de se pensar sobre uma cultura negra desenvolvida dos dois lados do Atlântico. O autor defende que é preciso ver “os negros como agentes com uma história intelectual" atributos negados pelo racismo.
Negros heróis - Histórias que não estão no Gibi, de Roniel Felipe

Em um relato objetivo o autor traz contribuições culturais de personagens que tiveram importância social mas permaneceram historicamente excluídos de registros e reconhecimento da sociedade.
Mulheres, raça e classe, de Angela Davis

Considerado o livro fundador de uma vertente feminista chamada “interseccionalidade”. Nele, a professora que integrou o movimento dos panteras negras, Angela Davis, discute a forma como as categorias sociais se relacionam.
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

Eleito como um dos 10 melhores livros do ano pela NYTimes Book Review, o texto é uma história de amor que permeia a Nigéria, os Estados Unidos e a Inglaterra, ao mesmo tempo em que é carregado de crítica social e aborda a questão racial.
A parábola do Semeador , de Octavia E. Butler

Lauren Olamina vive num mundo onde uma crise ambiental e econômica irreversível levam ao completo caos. Ao perder sua família, ela se vê forçada a aventurar-se por terras desprotegidas. Butler é considerada pioneira no Afrofuturismo.
O caçador Cibernético da rua 13, de Fábio Kabral

O romance de ficção científica afrofuturista retoma elementos da mitologia iorubá para criar o mundo em que vive João Arolê.
Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes

Filha de cordelistas do Ceará, Jarid Arraes pesquisou a trajetória de mulheres negras batalhadoras e que lutaram por seus direitos. A partir daí, quinze desses enredos foram adaptados para a literatura de cordel.
Tornar-se Negro, de Neusa Santos

Apoiada em sua própria experiência e em sua formação psicanalítica, a autora interpreta quais são as trajetórias pessoais, os pressupostos e os desdobramentos do difícil processo de ascensão social do negro numa sociedade branca
O homem azul do deserto, de Cidinha da Silva

Em seu mais recente livro de crônicas, a autora aborda assuntos recentes como as fake news, a visita de Angela Davis ao Brasil, a partida de Winnie Mandela e Luiz Melodia, o assassinato covarde de Marielle Franco, entre outros.
Doze Anos de Escravidão, de Solomon Northup

Livro que inspirou o aclamado filme de mesmo nome. A autobiografia relata a história vivida pelo negro violinista Solomon Northup após ser raptado e vendido como escravo nos Estados Unidos.
Bucala: A pequena princesa do quilombo do Cabula, de Davi Nunes

Dica de literatura infantil:

Bucala é uma princesa que mora com seus pais num quilombo chamado Cabula. A menina convive com os hábitos de seu povo e se diverte com os animais da floresta nos arredores do quilombo.
Guardei no armário - a experiência de um jovem homossexual, negro e ex-evangélico na sétima maior cidade do mundo, de Samuel Gomes

Neste livro, narrado em primeira pessoa, o autor convida o leitor para visitar seu armário, compartilhando suas experiências, lutas e superações.
O tapete voador, de Cristiane Sobral

O livro é uma coletânea de contos que aborda temas como empoderamento negro, discriminação racial e colorismo. A obra apresenta diversas personagens femininas que lutam por superar as barreiras sociais para alcançar seus objetivos.
Astrofísica Para Apressados, de Neil Degrasse Tyson

O livro aborda mistérios do universo e seu lugar no espaço, neste, o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos, escritos para quem tem pressa.
Entrando No Clima, de Maju Coutinho

Com a ajuda de especialistas, a jornalista desvenda neste livro conceitos que já foram incorporados pelos telespectadores, como atmosfera, pressão e efeito estufa. Ilustrações, fotos e gráficos ajudam na compreensão.
A união faz a força – expressões do mito familiar em famílias negras, de Reimy Solange Chagas

Este livro tem por objetivo apresentar, refletir e problematizar sobre os aspectos psicológicos de famílias negras na contemporaneidade por meio do conceito de mitos familiares.
Por Uma Outra Globalização, de Milton Santos

No livro, o geógrafo defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história.
Cadernos Negros Volume 41 – Poemas Afro-Brasileiros

Com uma poesia elaborada e madura, o livro reúne autores veteranos como Cuti, Akins Kintê, Débora Garcia e Jairo Pinto,com outros mais jovens, como Duan Kissonde e Samira Calais,entre outros.
A lista procurou trazer um conjunto diverso de livros, autores e gêneros; alguns consagrados outros pouco conhecidos num universo que é vasto. Em breve mais listas literárias

Enquanto isso se inscreve no canal no youtube:
youtube.com/channel/UCf57h…

THREAD ENCERRADA
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lista Preta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!