, 15 tweets, 7 min read Read on Twitter
🚨🚨🚨 Atenção Twitter! O @IMFNews lançou hoje um livro sobre a história econômica recente do Brasil.
Ele reconta a evolução de indicadores sociais e econômicos desde a década de 1980, as políticas erradas que levaram à pior crise da história e os desafios adiante.
Ele mostra que nosso problema de produtividade é sério, e nossa renda podia mais que triplicar, mantida nossa estrutura setorial, se tivéssemos a produtividade da Irlanda ou dos EUA.
Mostra também que nosso crescimento desde a década de 1980 foi reduzido em comparação a emergente, apesar de avanços importantes no impacto da educação sobre a produtividade. O problema mais grave é baixa produtividade do nosso capital físico.
Reformas teriam impacto positivo sobre a produtividade. Usando pesquisas de opinião, o livro também mostra que pessoas com mais educação tendem a ser mais favoráveis às reformas. E desempregados tendem a apoiar reformas trabalhistas (oq faz muito sentido).
Uma dessas reformas essenciais é a abertura comercial. Um capítulo que eu co-autorei mostra que o Brasil é absurdamente fechado e é possível abrir a economia aproveitar os ganhos com o com ao mesmo tempo em que há uma política pro mercado de trabalho pra cuidar do curto prazo.
Um outro capitulo que eu co-autorei mostra que houve uma queda na desigualdade regional do Brasil na década 2004-2014. Houve também uma queda importante em padrões de consumo. Em 2004, só 20% dos 5% mais pobres tinham celular. Em 2014, mais de 90%.
Essa análise é estendida confirmada por outro capítulo, que usa dados no nível municipal. Entre 2000-2010, a distribuição de municípios brasileiros mostrava muito menos pobreza, desigualdade e informalidade por todo o país.
Um dos melhores capítulos é sobre a previdência. Reforça que a reforma é um imperativo demográfico, que o Brasil apesar de ainda ser jovem já gasta como país velho e traz alternativas que combinam redução nos benefícios reais, aumento da idade mínima e aumento nas contribuições.
Há também um ótimo capítulo sobre a nossa próxima crise: a das Finanzas estaduais. Mais da metade dos estados estão na zona de risco de gastos com pessoal.
Há um capítulo sobre servidores públicos. Confirma nossa percepção de que o prêmio do funcionalismo público federal brasileiro é alto. Estimativas vão de 30% (todos os níveis) a 90% (federal) na literatura. Mesmo usando essa mais baixa, é muito alta pra níveis internacionais.
Há também um capítulo que se foca nas intervenções no mercado de crédito, um dos pilares da nova matriz econômica. No seu ápice, elas custavam 2% do PIB ao ano.
Há também uma parte final com uma abordagem mais multidisciplinar sobre corrupção, que traz perspectivas da economia, direito e ciência política, com um texto do Dudu do @porque_com_br.
Meu capítulos, caso tenham interesse, são esses aqui. To comando também uma foto do índice.
É isso. Você pode baixar o livro aqui: elibrary.imf.org/view/IMF071/24….
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!