, 14 tweets, 7 min read
My Authors
Read all threads
Perdeu o ABC das Minas sobre literatura? Todos os episódios já estão no nosso YouTube, onde @atatianyLeite te apresenta as histórias de Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Cassandra Rios e Chimamanda Adichie. youtube.com/playlist?list=…
E pra continuar a conversa sobre autoras incríveis, chamamos a poeta e pesquisadora @brunalacuna pra fazer uma série de threads especiais aqui pro nosso Twitter. Hoje o fio é sobre a filósofa e militante da causa feminista-negra Djamila Ribeiro!
Mestra em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo, Djamila estudou a obra das filósofas feministas Simone de Beauvoir, autora do clássico O Segundo Sexo (1949), e Judith Butler, pensadora que inaugurou a teoria queer com Problemas de Gênero (1990).
Por conta de sua ativa atuação nas redes sociais, Djamila alcançou notoriedade nas discussões contemporâneas sobre racismo e feminismo, conseguindo como poucos pesquisadores quebrar a bolha da Academia e falar com o público em geral.
A partir de sua imensa relevância e contribuição ao debate público no Brasil, em 2016 foi nomeada Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, durante a gestão do prefeito @Haddad_Fernando.
No seu primeiro livro, O que é Lugar de Fala, ela traz a voz de diversas pensadoras negras para compor sua linha de pensamento, como Angela Davis (foto) e Grada Kilomba (que virá à @flip_se 2019).
Grada Kilomba é uma importante pensadora da nova geração, e essa entrevista é interessante para compreender suas principais ideias. Ela defende que brancos também precisam se racializar para entender a problemática do racismo e ajudar a minimizá-lo: cartacapital.com.br/politica/201co…
Há uma confusão muito grande em torno do termo “lugar de fala”. Djamila esclarece isso em seu livro, concluindo que todos têm lugar de fala, a questão é que as pessoas precisam entender de onde vêm as suas vozes.
Ou seja, um branco pode (e deve!) falar de racismo, contanto que comece a discussão a partir da sua locução privilegiada: falando de branquitude. Homens podem (e devem!) falar de feminismo, iniciando sua fala a partir da masculinidade. E por aí vai. É esse o lugar de fala.
Ela também cria um diálogo com a filósofa panamense Linda Alcoff e advoga pela descolonização do pensamento, ou seja, entender que determinados conhecimentos, por virem de grupos privilegiados (homens brancos, por ex), são fortalecidos em detrimento de grupos minoritários.
Essa obra abriu a coleção Feminismos Plurais, coordenada por ela, e que conta com livros importantes de autores negros, como @BertJoi falando de empoderamento e Juliana Borges falando sobre encarceramento em massa.
Ela também publicou o Quem tem Medo do Feminismo Negro?, que reúne artigos publicados em sua coluna na @cartacapital e um longo ensaio autobiográfico. Nossas colaboradoras da @revistaazmina já escreveram sobre ele: hysteria.etc.br/ler/delirium-n…
Djamila Ribeiro também foi a segunda mulher (e a primeira brasileira) mais citada na pesquisa que fizemos sobre o #8M: hysteria.etc.br/ler/dia-da-mul…
Gostou do fio? Dá um share pra ele chegar em mais gente e fica de olho que vamos ter outros conteúdos como este por aqui! #leiamulheres #leiamulheresnegras #leiadjamila
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Hysteria

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!