, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
“Mas fsor, eu vi no Discovery...”, “Professor, eu vi no YouTube...”, “Professor, eu li no blog...”

Como lidar com opniões e FakeNews em sala de aula?

Segue a Aula-fio...
A coisa mais comum em aulas que despertam o interesse da classe é o estudante já ter algum contato com o tema.Isto é positivo e ajuda muito na aula. No entanto,precisamos saber lidar com as opniões e mesmo as FakeNews que podem aparecer neste momento e até mesmo estragar a aula.
Primeiro, precisamos diferenciar fatos de uma opinião e de uma FakeNews. Fato é um dado concreto. Opinião é um julgamento pessoal que fazemos acerca de um assunto. FakeNews é um estrangeirismo para mentira. Simples assim.
Não debatemos fatos. 1+1=2. O Nazismo foi um movimento totalitarista de extrema direita. Inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico. Não existe polêmica nos fatos em si. Eles estão aí para serem analisados, mas não questionados, pois já foram comprovados inúmeras vezes.
Opniões são construídas a partir dos nossos pontos de vista. Variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com suas experiências. É muito saudável ter acesso à opiniões diferentes, pois isto abre o leque de possibilidades de interpretações dos mais diversos cenários.
“Adoro o verão”, “Nao gosto do verão “. “Amo doce de leite”, “Não gosto de doce de leite”. Isto são opniões, e todas completamente válidas. Todos temos o direito de emitir opniões, mas o razoável é que elas estejam baseadas em algum estudo preliminar sobre o assunto tratado.
A FakeNews é uma mentira elaborada e compartilhada. “Vacinas causam autismo”, “a Terra é plana”, “”Nazismo era de extrema esquerda”, “Alienígenas do passado” e outros absurdos. Não é algo simplesmente jogado ao vento. É planejado. Feito para criar desinformação.
Muitos canais de YouTube, televisão e perfis em redes sociais disseminam mentiras feitas para angariar audiência cativa. É um jeito fácil de ganhar dinheiro e fama, vender paranóias, vender a sensação que você descobriu a grande verdade que não queriam que você descobrisse.
E na sala de aula,somos bombardeados com opniões com falta de embasamento e FakeNews.Nós professores, concorríamos com os canais de documentários sobre ETs e Nazistas. Hoje concorremos com a TV,YouTube,Facebook, Twitter,Chans,fóruns de videogame e por aí vai. Como lidar com isto?
Com a segurança que uma formação acadêmica sólida proporciona. Primeiro, não ridicularize nunca o aluno que trás um achismo ou uma FakeNews. Isto não educa, não cria vínculos, apenas vai criar ou reforçar uma antipatia. Seja sempre cordial, por mais que você discorde.
Se você puder, demonstre os fatos com dados, bibliografia, fontes confiáveis. Se for pego de surpresa, diga que vai pesquisar e realmente faça isto, dando uma boa devolutiva. Lembre que você está tratando com uma pessoa que se interessa pelo assunto, use isto ao seu favor.
Assim, você demonstra que sabe sobre o que está falando, que tem metodologia e segurança dentro da sua disciplina. E com o tempo a classe lhe trará cada vez menos achismos e FakeNews. E quando aparecerem, serão ferramentas para melhorar a aula.
Sei que nos casos em que a fonte de opniões e FakeNews são os pais, a realidade é mais complexa. Mas reforço que o diálogo é sempre o procedimento. E também saiba o momento de simplesmente desistir de quem não quer dialogar. Nunca recuse a conversa, mas também não insista.
Nós professores nunca podemos ser truculentos, mesmo com os truculentos. Se quisermos ter alguma chance nestes tempos de informação rápida, ao alcance dos dedos, temos de ser melhores.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!