, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
1. Trump pediu ao FED recentemente que colabore na guerra comercial, reduzindo juros para que a moeda americana não se valorize frente a moeda chinesa. O objetivo do Trump é evitar que a desvalorização da moeda chinesa mitigue os efeitos das tarifas contra produtos chineses.
2. Aqui, vemos uma mistura perigosa entre política monetária e politica externa. A ferramenta de combate externo poderia, em teoria, desequilibrar o balanço entre base monetária, produtividade e preços nos EUA. Mas quão grande é esse perigo?
3. Milton Friedman tem um ditado famoso: "Inflation is always and everywhere a monetary phenomenon". Quer dizer que, aumentos gerais de preços são atribuíveis a um aumento desproporcional na quantidade de moeda em circulação frente o produto interno bruto real de um país.
4. Historicamente, até nos EUA, quando o crescimento de base monetária ultrapassa o crescimento do PIB real, a inflação sobe. Veja na imagem abaixo que essa relação foi muito próxima entre a década de 60 e o final da década de 80.
5. A partir da década de 90, a relação enfraqueceu. A inflação encontrou ancora ao redor de ~1-3%, mesmo com surtos para cima e para baixo no crescimento da base monetária frente ao PIB real. Fieis à relação MV = PY, economistas tendem a dizer que...
6. aumento da base monetária sem aumento de inflação, só pode ser explicado por uma produtividade maior ou uma velocidade da moeda (a frequência com que o dinheiro troca de mãos) menor. Ambas forças são desinflacionárias.
7. Nas imagens abaixo, os dados de produtividade são, em nossa visão, inconclusivos. A responsabilidade portanto cai sobre a velocidade do dinheiro, que vem caindo desde meados da década de 90, mas recentemente começou a recuperar levemente.
8. Não temos explicações para a queda na velocidade do dinheiro que permitiu um aumento da base monetária sem surtos inflacionários nas últimas décadas. Mas temos motivos para achar que essa relação não dure para sempre:
9.
- a velocidade do dinheiro vem subindo, mesmo que pouco.
- a expansão fiscal americana, na medida que for financiada com dívida pública subscrita pelo FED, aumentaria a base monetária também, mesmo com juros estáveis.
- desemprego está no nível mais baixo desde 1969
10. Por esses motivos não estaríamos clamando por juros menores nos EUA hoje. E você? Acha que Trump pode contar com uma baixa velocidade do dinheiro para empregar mais uma arma contra os chineses?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fundo Versa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!