, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
Lendo a introdução do Great Leveler, o badalado livro de @WalterScheidel sobre o papel histórico da violência no combate à desigualdade, ele menciona a diferença entre a desigualdade relativa, sobre a qual ele se propõe a analisar, e a desigualdade absoluta. Thread
Aí lembrei de alguns dados que peguei da turma do @PikettyLeMonde, e que eu já comentei no Cafezinho, enfatizando esses aspectos absolutos na diferença entre a desigualdade nos EUA e no Brasil.
Olhem esse gráfico com a distribuição de renda nos EUA. O 50% mais pobre tem renda média de $25 mil dólares.
Agora olhem a renda média dos 50% mais pobres no Brasil. Os dados estão em euros, mas hj o câmbio c dólar é quase 1 pra 1, então falemos em dólares. 50% mais pobres no Brasil ganham em média $ 3.400 dólares, mais de 7 vezes menos que seus colegas norte-americanos.
Se olharmos para os mais ricos, a comparação entre americanos e brasileiros é bem diferente. Os 1% mais ricos nos EUA tem renda média de $ 1 milhão/ano.
Já a renda média do 1% mais rico no Brasil é de quase $ 400 mil dolares/euros, ou pouco menos da metade de seus colegas privilegiados do Norte.
Se compararmos a renda dos 0,001% mais ricos, temos os americanos com renda média (após impostos) de $ 89 milhões, contra $ 54 milhões para o mesmo segmento dos brasileiros.
Conclusão: se consideramos a desigualdade absoluta, que trata da renda real das pessoas, o nível da desigualdade no Brasil é hediondamente pior no Brasil do que nos EUA, cujo nível de desigualdade é o mais alto do mundo desenvolvido.
Importante observar que os governos dos EUA estão entre os que, historicamente, mais criaram mecanismos de distribuição de renda ao longo do século XX. Antes da Europa pensar no wellfare state, Roosevelt tinha elevado o imposto sobre herança para mais de 70% no país,
Orson Welles não era um intelectual de esquerda, inaugurando o cinema moderno com um filme (Cidadão Kane) contra o principal magnata da mídia à época, o direitista William Randolph Hearst, à tôa: ele começou sua carreira nos teatros federais financiados pelo governo Roosevelt.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Miguel do Rosario
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!