, 17 tweets, 7 min read Read on Twitter
EXCLUSIVO: Procurador da Lava Jato usou partido para mover ação contra Gilmar Mendes, apontam mensagens

Entenda na thread como Deltan Dallagnol extrapolou suas atribuições e propôs uma ação no Supremo usando a Rede Sustentabilidade como "laranja" 👇

📷 Keiny Andrade/Folhapress
Desde setembro de 2018, os procuradores se queixavam de uma decisão tomada por Gilmar Mendes sem relação direta com as investigações da Lava Jato, segundo revelam as mensagens.

📷Ladeira/Folhapress
No dia 14, o ministro decidiu soltar Beto Richa (PSDB), então governador do Paraná, e outros 13 investigados na Operação Rádio Patrulha, deflagrada três dias antes.

O assunto voltou a ser abordado por Dallagnol em 9 de outubro. ⬇
🗣📲: "Resumo reunião de hoje: Gilmar provavelmente vai expandir decisões da Integração pra Piloto. Melhor solução alcançada: ADPF da Rede para preservar juiz natural", escreveu no grupo 'Filhos do Januário 3' no aplicativo Telegram, composto por membros da força-tarefa, às 14h13
A manobra driblaria limitações de seu cargo: Deltan e colegas são procuradores da República, 1º estágio da carreira do Ministério Público Federal, e só podem atuar em causas na 1ª instância.
A atribuição para atuar no STF é exclusivamente da PGR Raquel Dodge.

📷Gustavo Lima/STJ
Dessa forma, ao usar um partido para propor uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), conforme revelam as mensagens, a Lava Jato usurpou a competência da chefe do Ministério Público Federal.
Além de Dodge, um seleto grupo pode propor ADPFs no Supremo:

- presidente da República;
- mesas diretoras do Congresso
- assembleias legislativas
- governadores
- OAB
- confederações sindicais
- partidos políticos com representação no Congresso, como a Rede Sustentabilidade
➡ Acordo fechado

"Randolfe: super topou", disse Dallagnol no mesmo grupo dos procuradores no Telegram às 16h47. Ele indicou que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) concordou em patrocinar a ação pretendida pela Lava Jato para minar Gilmar Mendes.
No dia 10 de outubro, o procurador Diogo Castor, então membro da força-tarefa, dá a entender que enviou para um integrante da equipe de Randolfe uma "sugestão" sobre como deveria ser a minuta da ação, mais um indício de que a ADPF, na prática, foi feita pelos procuradores.
Em 11 de outubro, Deltan antecipou aos procuradores às 13h58, horas antes que o assunto fosse noticiado pela imprensa ou divulgado pelo senador, que a ADPF havia sido protocolada pela Rede.
Na ação, a Rede usa como argumento central para tentar cassar a decisão de Gilmar o princípio do juiz natural, o mesmo que já havia sido citado por Dallagnol nos diálogos com os colegas.
Assim que a notícia de que a ADPF tinha sido protocolada chegou, os procuradores começaram a especular sobre quem seria o ministro relator.

Às 18h55, Diogo Castor anuncia: "Carmen Lúcia relatora".

📷 Carlos Moura/SCO/STF
O procurador Athayde Ribeiro Costa, outro integrante da Lava Jato, então dispara contra a ministra: "Frouxa".

Em novembro, Cármen Lúcia negou seguimento à ADPF da Rede, arquivando a ação.
➡ O outro lado

Randolfe Rodrigues e a Rede Sustentabilidade, em nota conjunta, negaram que o partido tenha sido usado para propor no STF uma ADPF elaborada pelos procuradores da Lava Jato.

📷 Jonas Pereira/Agencia Senado
➡ O outro lado

Procurada, a Lava Jato afirmou "que não reconhece as mensagens que têm sido atribuídas a seus integrantes nas últimas semanas"
Leia a reportagem completa de @igormello, @GSaboia10, @silviaribeiro e @pbbianchi, em parceria com o @TheInterceptBr uol.page.link/nVUwg
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to UOL Notícias
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!